D+ Titulo
Sinais servem de alerta
Por Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
31/07/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Quem sofre de anorexia começa a apresentar alguns comportamentos típicos, segundo Fátima Vasconcellos, coordenadora do Departamento de Psicoterapia da Associação Brasileira de Psiquiatria. Para de comer na frente de outras pessoas e esconde alimentos em guarda-roupas e gavetas.

O anoréxico divide as refeições em porções muito pequenas e mastiga lentamente. Pode até ruminar o alimento: engole, regurgita e volta a mascar - por mais bizarro que isso pareça. Interessa-se por tudo relacionado a dietas, calorias e exercícios físicos. "Acredita que os alimentos ingeridos se transformam em gordura imediatamente", explica a psiquiatra Fátima.

Para disfarçar a perda de peso, usa roupas bem largas, às vezes, até uma peça sobre a outra, como duas calças. Como tem pouca gordura, a temperatura do corpo é mais baixa, sentindo frio quando não está. Já o bulímico é frequentador assíduo do banheiro logo após as refeições. Amigos e familiares podem ficar de olho e oferecer ajuda ao notarem esses sinais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;