Memória Titulo
A Matriz sem reboco: eram os anos 1950...

No aniversário de Alcinio Cranchi, é ele quem dá o presente

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
08/03/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


No aniversário de Alcinio Cranchi, é ele quem dá o presente: as fotos de hoje, da sua Vila Assunção, em Santo André. Preciosidades. Alcinio é um dos líderes da Turma da Esquina.

LINHA DO TEMPO

1949: 8 de março - O nascimento em Santo André. Filho de Alicino Cranchi e Lucia Grisante Cranchi. O avô paterno, Virgilio Cranchi, era italiano; a avó, Emilia Tieppo, brasileira; os avós maternos, Ítalo Grisanti e Assumpta Popi, italianos.

1975 - Forma-se em Engenharia Civil.

1977: 9 de novembro - O casamento com Elza Machado Campos. O casal tem os filhos Fabio Campos, advogado; Gustavo, formado em Educação Física; Karina e Ruth Maria, que são administradoras de empresas.

ATIVIDADES

Trabalhou em estabelecimentos comerciais da família (Casa Cranchi e Casa Santa Luzia). Atuou na área de engenharia de várias empresas. Desde 1983 está no Semasa.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Sábado, 8 de março de 1980

Campanha salarial - Macedo (Murilo, ministro do Trabalho) pode intermediar acordo dos metalúrgicos; metalúrgicos admitem debate com a Fiesp.

Editorial - Uma força empresarial que desponta (Anapemei, Associação Nacional das Pequenas e Médias Empresas Industriais).

Primeiro plano (Eduardo Camargo) - Toma impulso a disputa no Sifesp (Sindicato das Indústrias de Fundição do Estado de São Paulo).

Grande ABC - Ruas inundadas e tráfego congestionado.

São Bernardo - Hoje, protesto contra a poluição.

Futebol - Santo André acerta com Fernandinho.

Bombeiros - 8º Grupamento comemora centenário da corporação no Estado.

EM 8 DE MARÇO DE...

1905 - Amadeu Nogueira nasce em Paranapiacaba: jornalista, historiador, fundador do semanário andreense 'O Democrata'.

1990 - Estado tomba o Haras São Bernardo, em Santo André, às margens do Córrego Taioca.

MUNICÍPIO PAULISTA

Tietê, elevado a município em 8 de março de 1842, quando se separa de Porto Feliz.

TRABALHADORES

Nascem em 8 de março:

1888 - Joaquim Batista nasce em Portugal. Foi guarda-noturno da Rhodia Química quando residia na Rua Senador Flaquer, 392, em Santo André.

1910 - Antonio de Campos Gonçalves nasce em Oliveirinha. Soldador da Rhodia Química. Residência: Av. Padre Manoel da Nóbrega, 449, Bairro Jardim.

Fonte: Primeiro livro de registros do Sindicato dos Químicos do ABC.

HOJE

Dia Internacional da Mulher e Dia Internacional da Cor.

SANTOS DO DIA

Herênia, Filêmon e João de Deus (na estampa).

João de Deus, Português de Alentejo. Patrono dos enfermeiros e dos hospitais católicos. Faleceu em Granada em 1550.

Crédito da estampa: Acervo Vangelista Bazani (Gili) e João de Deus Martinez.

FALECIMENTOS

Piracaia, São Roque, São Bernardo, Santo André e Mauá. Esta foi a trajetória de vida de Helena Padilha Franco, tecelã da antiga Rhodiaceta, hoje Rhodia Têxtil, e que há 40 anos residia no Grande ABC. Era filha de Affonso Padilha e Maria Granado, e apesar de nascida em 22 de maio foi registrada no dia 31.

Na juventude, foi uma mulher muito ativa e disposta ao trabalho. Costumava contar à neta Regina Aparecida Rodrigues que nos seus tempos de Rhodia ia a pé para o trabalho, percorrendo a Estrada do Oratório desde o Parque Novo Oratório, dos tempos da Fazenda Juta. "Gastei muita sola de sapato para economizar e comprar umas casinhas em São Bernardo", dizia Dona Helena.

Com o primeiro marido, Antonio Rodrigues Gomes, Helena teve dois filhos, José Rodrigues e Clara; ao enviuvar pela primeira vez, casou-se com Cecílio Franco, mas deste casamento não teve filhos.

Uma tragédia em sua vida foi a perda do filho, de apenas 52 anos, em 1990. Nunca mais foi a mesma. Fechou-se, tornou-se zangada, perdeu a razão de viver. Um segundo baque foi a perda da filha, em 2008. Depois, adoeceu, vindo a partir aos 90 anos.

Dona Helena residia desde 2002 no Jardim Zaira. Deixa cinco netos, muitos bisnetos e três tataranetas. Está sepultada no Cemitério Santa Lídia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;