Política Titulo Suposta blindagem
Oposição em S.Bernardo defende representação sobre atuação do MP paulista

Medida ao conselho nacional questiona morosidade de processos contra Morando

Por Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
13/08/2020 | 00:02
Compartilhar notícia


Lideranças de oposição em São Bernardo defendem representação formalizada junto ao CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) que pleiteia que o órgão, espécie de agente fiscalizador da entidade, analise a conduta de profissionais do setor em processos envolvendo o prefeito Orlando Morando (PSDB). De acordo com o pedido de investigação, denúncias contra o tucano “não avançam” na instituição. A solicitação abrange promotores que atuam no município e também de profissionais da área no MP paulista.

Vereador e pré-candidato ao Paço pelo PSL, Rafael Demarchi considerou “extremamente importante” a medida. Segundo o parlamentar, denúncias que chegaram juntas ao MP estadual e ao MPF (Ministério Público Federal) tiveram caminhos diferentes – uma andou, gerou acusação formal, e a outra foi arquivada. “É válida até porque vemos na imprensa que o MP no Estado tem tratamento complacente com denúncias envolvendo todos os tucanos. Parece haver cemitério de denúncias de tucanos. Tudo isso é muito estranho e é por isso que defendo essa investigação.”

O pedido foi oficializado por munícipe na segunda-feira, no mesmo dia em que o Diário relatou que a PGJ (Procuradoria-Geral de Justiça), instância máxima do MP, determinou o arquivamento de parte do inquérito que averigua se Morando lavou dinheiro com transações imobiliárias – o fim da investigação se deu sobre a deputada Carla Morando (PSDB), mulher do prefeito. O caso, nas mãos do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), engloba Morando, o vereador afastado Mario de Abreu (PDT, ex-PSDB) e o empresário Clóvis Rueda, doador da campanha de ambos em 2016.

Na corrida pelo cargo ao Executivo de São Bernardo, o ex-prefeito Luiz Marinho (PT) registrou em suas redes sociais que “é gravíssima a denúncia de morosidade da atuação do MP no município, com indícios de beneficiamento” a Morando. “Apoiamos a denúncia e fazemos coro no pedido de apuração do Conselho Nacional do MP. Um órgão sério, necessário, não pode ter sua imagem maculada desta forma”, pontuou. Ao Diário, o petista sustentou que a única alternativa que resta ao tucano “para concluir o mandato é apostar nesta suposta blindagem”.

Postulante à Prefeitura pelo PSB, Leandro Altrão observou que nas denúncias envolvendo tucanos o MP “vai devagar”. “O Ministério Público fez acordo de leniência com a CCR e eles vão devolver mais de R$ 80 milhões aos cofres públicos. Isso se refere a problemas nas gestões do PSDB em São Paulo. E não vimos até agora nenhum político do PSDB pagando por isso”, disse, referindo-se ao ajuste firmado com a Promotoria no fim de 2018, que trata de caixa dois às campanhas eleitorais dos tucanos Geraldo Alckmin e José Serra – hoje senador. (Colaborou Raphael Rocha) 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;