Internacional Titulo
UE dá última oportunidade ao Irã de negociar seu programa nuclear
Por Da AFP
02/03/2006 | 15:33
Compartilhar notícia


Alemanha, França e Grã-Bretanha negociarão nesta sexta-feira, em Viena, com líderes iranianos a questão nuclear da República Islâmica, a três dias da reunião da AIEA, que pode pedir à ONU a imposição de sanções contra o Irã.

O encontro será realizado a pedido de Teerã entre o negociador iraniano Ali Larijani e os ministros de Relações Exteriores dos três países europeus, anunciaram fontes diplomáticas e o próprio Larijani.

O diretor-geral da AIEA (Agência Internacional da Energia Atômica), Mohammed ElBaradei, pediu a "todas as partes que aproveitem esta ocasião para criar as condições necessárias para uma volta às negociações".

Os países europeus enviaram uma carta a Larijani na qual advertem que todo o progresso dependerá do fim das atividades de enriquecimento dos iranianos e da cooperação com os inspetores da AIEA. Do contrário, "isso vai gerar um desacordo público que constituiria um fracasso para nossos objetivos comuns".

Antes do encontro, os chanceleres francês, Philippe Douste-Blazy, britânico, Jack Straw, e alemão, Frank-Walter Steinmeier, jantarão juntos na quinta-feira em Viena, segundo fontes diplomáticas.

A reunião de sexta-feira não representa uma retomada oficial das negociações da UE com Teerã, interrompidas no ano passado. "Os iranianos disseram que queriam nos ver, isso é tudo", disse um diplomata europeu.
  
A fim de evitar sanções internacionais e de mitigar o temor dos ocidentais, a Rússia propôs enriquecer urânio iraniano em seu território.

Nesta quinta-feira, Larijani acusou os Estados Unidos de sabotar a proposta russa ao insistir que o expediente iraniano deve "ser levado ao Conselho de Segurança".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;