Cultura & Lazer Titulo
Jack Daniel's mantém tradiçao na Web
Por BETO GOMES
Do Diário OnLine
18/08/1999 | 17:21
Compartilhar notícia


A pequena cidade de Lynchburg, no Tennessee (EUA), tem apenas 361 habitantes, mas abriga um dos maiores ícones da cultura etílica norte-americana: a destilaria de Jack Daniel's, uma da marcas de uísque mais apreciadas no mundo. Curiosamente, Lynchburg é uma das únicas cidades dos Estados Unidos onde ainda vigora a lei seca, instituída no início do século. Mas isso parece nao interferir na produçao e tradiçao do aguardente. A destilaria é a mais antiga daquele país, continua em plena produçao e virou até Monumento Nacional Histórico.

Fatos como estes e outras histórias sobre Jack Daniel's já podem ser conferidos no seu site oficial em português, lançado recentemente. A página é um verdadeiro convite à história do uísque e da própria destilaria, fundada em 1866 por Jasper Newton Daniel, também conhecido por "Jack". E literalmente. Quem tiver a oportunidade de fazer uma visita real, pode agendá-la por meio do próprio site.

A página traz várias curiosidades sobre Lynchburg e o Old nº 7, o uísque mais conhecido da marca. A começar pelo nome, duas versoes e uma lenda explicam a sua criaçao. A primeira diz que trata-se de uma jogada de sorte com os dados. Outra afirma que o produto surgiu após a sétima tentativa da receita do sour mash, um processo de destilaçao cujo segredo, sem trocadilhos, é trancado a sete chaves. Já a lenda diz que sete barris perdidos, nos quais Jack grafou "7", poderiam ser identificados apenas pelo número. De acordo com o site, no entanto, ninguém sabe exatamente como surgiu o nome de batismo do Old nº 7.

O usuário poderá conferir ainda algumas curiosidades sobre a vida de Jack Daniel. Um solteirao que nunca se casou, mas, segundo o site, deixou muitos coraçoes partidos. Ao lado de seu túmulo, há duas cadeiras para que as mulheres possam sentar e chorar a sua falta.

Histórias à parte, o usuário poderá conhecer também a receita centenária de Jack Daniel's - uma mistura de milho, centeio e malte de cevada - e algumas regras para saboreá-lo melhor. O site responde ainda as perguntas mais freqüentes e explica como foi elaborado o rótulo do Old nº 7 e as garrafas premiadas com medalha de ouro no início do século.

Os menos afortunados, que nao puderem ir ao Tennessee para conhecer a destilaria, podem fazer uma visita virtual. A viagem ao mundo de Jack Daniel's é dividida em sete passos, todos com narraçoes em Real Audio. O site peca apenas em nao disponibilizar muitas imagens do local. Mas justifica a ausência de fotos, alegando que as páginas demorariam muito para ser carregadas.

E, para encerrar a visita, é servido um drink por conta da casa. Evidentemente, um drink virtual. O usuário que tiver o Real Player poderá ouvir apenas o barulho da bebida e das pedras de gelo caindo no copo. Um martírio para os tradicionais amantes de Jack Daniel's.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;