Internacional Titulo
Corpos são exumados em complexo presidencial de Bagdá
Da AFP
04/08/2003 | 19:16
Compartilhar notícia


A coalizão anglo-americana e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha começaram a procurar os corpos dos soldados iraquianos mortos em abril, durante os combates contra as tropas americanas dentro e fora do Palácio Presidencial situado no centro de Bagdá.

"Há 51 corpos enterrados nos terrenos ao lado do complexo presidencial", revelou um porta-voz da coalizão.

Em vários lugares os corpos foram enterrados a toda pressa, durante o caos posterior às três semanas da guerra que começou no dia 20 de março e provocou a queda do então presidente Saddam Hussein.

"As exumações e os procedimentos de identificação das pessoas mortas durante a última guerra começaram em 26 de julho, no Quartel-General da coalizão em Bagdá", revelou a porta-voz da Cruz Vermelha, Nada Dumani, que se recusou a divulgar cifras antes do final da operação.

No início de abril, houve combates muito violentos entre as forças iraquianas e os soldados americanos pelo controle do antigo Palácio de Saddam Hussein.

"Trata-se de uma primeira etapa cujo objetivo é encontrar e identificar corretamente no país as pessoas que morreram durante o último conflito e entregar os restos mortais a suas famílias para que sejam enterradas decentemente", afirmou Dumani.

A operação é realizada com a colaboração da Meia-Lua Vermelha.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;