Economia Titulo
Três mil entram em fila por emprego
Por Clarissa Cavalcanti
Do Diário do Grande ABC
24/08/2005 | 08:33
Compartilhar notícia


O sonho do primeiro emprego levou nos últimos dois dias cerca de 3 mil jovens para uma fila na porta da empresa Arteb, de São Bernardo, líder nacional na produção de faróis e lanternas. A fila, que chegou a dar a volta em toda a área da empresa, começou a ser formada no domingo. A disputa pelos primeiros lugares foi intensa – somente 800 receberam senha para preencher a ficha de inscrição. Eles enfrentarão um duro processo de seleção, do qual apenas 18 serão escolhidos.

A disputa é pela chance de participar do projeto Formare, que oferece um curso de operador de produção em plástico, ministrado dentro da empresa. Os candidatos também procuram uma oportunidade de emprego. Dos 71 jovens que já concluíram o programa, 70 foram efetivados.

"Nos comprometemos a colocá-los no mercado de trabalho, seja na própria Arteb ou em outras empresas da região", explica a gestora de Desenvolvimento de Pessoal da empresa, Kátia Simone Sabadim. Ela conta que se surpreendeu com o número de pessoas – como no ano passado a procura já tinha sido grande, a empresa diminuiu a divulgação.

Os jovens que enfrentaram horas de espera na fila acreditam que o projeto é uma chance única para entrar no mercado de trabalho. Ana Paula Alves, de Diadema, foi para a porta da Arteb na segunda-feira de madrugada e quase não conseguiu ficar entre os selecionados. "Foi difícil, mas é uma chance de garantir uma vaga". Jonathan Souza Carvalho, de Santo André, também enfrentou a fila desde de segunda-feira. "Valeu a pena porque tenho a chance de ganhar uma profissão."

Se aprovados, esses jovens poderão seguir o mesmo caminho do assistente administrativo do Departamento Jurídico da Arteb, Eduardo Ribeiro Pinto. Ele fez o curso do Formare há quatro anos, foi efetivado e o bom desempenho rendeu duas promoções.

O dia de inscrição também foi bom para Clélia Batista do Nascimento, dona de uma barraca de cachorro-quente. Ela faturou quatro vezes mais do que costuma ganhar em outros dias. "O movimento aqui normalmente é fraco, mas hoje (terça-feira) vendi muito."

Seleção – Quem conseguiu fazer o cadastro ainda vai passar por uma peneira. No dia 4 de setembro, os candidatos fazem prova de conhecimentos gerais. Os melhores colocados receberão uma visita dos responsáveis do programa para avaliação sócio-econômica. Os finalistas farão uma dinâmica de grupo e apenas 18 serão selecionados. Os jovens recebem assistência médica, odontológica, seguro de vida, bolsa auxílio de R$ 150, entre outros benefícios.

Para o diretor-executivo do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, José Paulo da Silva Nogueira, o programa é uma oportunidade de capacitação para os jovens. Ele acredita que a grande procura é resultado das dificuldades para conseguir uma oportunidade de emprego. "A cada dia as exigências são maiores. Por isso qualquer iniciativa de inclusão é vista com bons olhos pelo sindicato."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;