Internacional Titulo
TV britânica inventou reportagem durante Guerra do Iraque
Por Da AFP
17/07/2003 | 08:40
Compartilhar notícia


Uma equipe do canal de TV britânico Sky News utilizou imagens de um submarino atracado no porto numa falsa reportagem sobre operações navais durante a Guerra do Iraque, revelou nesta quinta-feira o jornal The Guardian.

Segundo jornalistas da BBC, a equipe da Sky News mostrou imagens do submarino nuclear "HMS Splendid" como se o navio estivesse operando em combate, quando na realidade estava atracado ao porto.

Na reportagem, a Sky News chegou a mostrar o disparo de um míssil de cruzeiro do submarino "em ação", segundo a equipe da BBC, que também filmava o navio atracado.

O Guardian informou que a Sky News suspendeu um jornalista e um produtor ligados à reportagem, que foi difundida entre 31 de março e 2 de abril.

Um porta-voz da Marinha Real revelou ao jornal que "o ministério britânico da Defesa ofereceu à BBC a possibilidade de filmar os preparativos de lançamento de um míssil de cruzeiro Tomahawk dentro de um exercício".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;