Internacional Titulo
Vulcão Chiveluch entra em erupção no extremo oriente russo
Das Agências
02/07/2001 | 09:40
Compartilhar notícia


Um dos vulcões mais importantes da península russa de Kamchatka (extremo oriente), o Chiveluch, entrou em nova e violenta erupção segunda-feira, dois meses depois de despertar, segundo informa a agência ITAR-TASS.

O vulcão Chiveluch, de 3.283 metros, começou a espalhar cinzas e gás a 8.000 metros de altitude.

Segundo os vulcanólogos citados pela ITAR-TASS, o nível de atividade sísmica registrado do pé do vulcão há duas semanas indica que esta erupção não será a última.

Três camadas de lava, a maior de 150 metros, se formaram em torno da cratera e seguem crescendo.

A erupção do Chiveluch não ameaça os habitantes de Kamchatka, pois não há qualquer habitação a menos de 50 km do vulcão. A última erupção importante do Chiveluch antes da registrada em maio passado aconteceu há 37 anos.

As erupções vulcânicas são muito freqüentes em Kamchatka, península setentrional muito pouco povoada que tem 120 vulcões, 28 deles em atividade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;