Setecidades Titulo Santo André
Risco de queda de árvores preocupa Jd.Ana Maria

Moradores destacam existência de exemplares ocos e com pragas; receio é que haja desastres

Bianca Barbosa
23/05/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


O outono é marcado por ventos constantes e intensos, o que colabora para a queda de árvores. A comunidade do Jardim Ana Maria, em especial da Rua Miragaia, altura do número 100, em Santo André, se preocupa com vegetais, já condenados e ocos, que continuam a crescer. 

A dona de casa Lúcia Leite, 46 anos, mora na frente de três árvores que estão ocas e despedaçadas. Ela destaca a existência de buracos nos exemplares e, inclusive, bichos no interior delas. Lúcia teme por quedas e acidentes. “Há três meses uma caiu. Lembro que era madrugada, por volta da 1h30. O barulho parecia de batida de carro. Os bombeiros que atenderam o chamado. Até hoje ninguém veio retirar o tronco”, aponta para dois pedaços de madeira caídos ao chão ao lado de portão de terreno em obras que também foi atingido durante a queda. “Dois vizinhos e eu limpamos esse mato que cresce na rua. Roçamos toda a calçada, porque ninguém vem dar jeito aqui”, lamenta.

Janice Almeida, 66, também dona de casa, observa que a vegetação está malcuidada. “Antigamente eu caminhava por aqui e sempre via a equipes podando e cuidando das árvores. Agora, estão todas à mercê do tempo. Você percebe que não são mais uma planta feliz. Estão mortas.”

Na Rua Otávio, ao lado, o motivo da reclamação também é árvore. Salete Vieira de Souza, 51, é produtora de eventos e mora na via desde que nasceu. Ela conta que a maioria dos vizinhos sofre com as raízes de árvores que destroem as calçadas. “Todo mundo troca o piso diversas vezes, mas as raízes continuam estourando o solo”, relata. A moradora ressalta que as árvores, de espécies distintas, foram plantadas após a construção das casas. “Na época, colocaram as mudinhas sem saber que ficariam tão grandes”, completa. 

Desde o início do ano, Santo André já contabilizou 86 quedas de árvores. A cidade conta com 77 mil exemplares.

A Prefeitura informou que não foi acionada sobre os problemas citados pelos moradores. Segundo a administração, é necessário que o munícipe abra solicitação via site (https://www.santoandre.sp.gov.br/SIA/PortalServico/Atendimento/frmMenuSolicitacao.aspx), atendimento telefônico (156 ou 0800 019 19 44) ou presencial na Praça IV Centenário, Centro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;