Cíntia Bortotto Titulo Carreira
Você está preparado para ser chefe?
Por Cíntia Bortotto
02/04/2018 | 07:15
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Se você quer um dia liderar uma equipe, deve começar a se preparar desde o início de sua carreira. Mas como? Normalmente, é preciso se preocupar primeiro em se destacar tecnicamente e falar mais de um idioma, para então ter a oportunidade de ser promovido. À medida em que se aproxima a promoção, é preciso ir para um segundo passo: preparar-se para ter subordinados. Existem técnicas e teorias que você deve conhecer para que possa passar por este desafio de maneira mais tranquila.

Para ter acesso a essas teorias, o ideal é fazer cursos de liderança, preferencialmente os que focam na gestão de pessoas. Algumas empresas, que já têm um programa de liderança em sua grade de treinamentos anual, fornecem este tipo de treinamento para profissionais mapeados para serem promovidos a cargos de liderança. Estes programas funcionam como preparatórios para as pessoas que assumirão o papel de chefe. Separei alguns pontos que são importantíssimos quando se executa essa função. Vamos lá.

Para se dar bem com os subordinados, em primeiro lugar, tenha respeito para com eles. Lembre-se sempre de que você é a representação da empresa a partir do momento em que assume um cargo de confiança.

O segundo ponto é praticar empatia. Colocar-se no lugar do outro minimamente faz com que você reflita sobre como ele está se sentindo, no que precisa de ajuda e como pode se desenvolver.

Seu principal papel como gestor de pessoas é desenvolvê-las e, para isto, é preciso utilizar uma técnica muito importante chamada feedback. É só através de um feedback sincero e preciso que o processo de desenvolvimento pode se dar. Esta é a ferramenta mais poderosa de desenvolvimento humano. É importante que o outro perceba que, por mais que seja difícil para você, ele é importante o suficiente para que você vença o mal-estar de falar sobre algo que o outro não faz bem, para que ele se desenvolva.

Outro ponto importante é a comunicação. Quando você assume a liderança de uma equipe, você passa a ser o “elo de ligação” entre o nível superior e seus subordinados. Então, é muito importante que você os deixe informados sobre o que vem acontecendo em termos de projetos, estratégias e prioridades da empresa e da área. Sugiro uma reunião semanal de acompanhamento dos trabalhos e de fala sobre as novidades do ponto de vista da empresa, prioridades e fatos ocorridos naquele período.

E como cobrar? As pessoas precisam lhe ver como facilitador. Você acompanha os trabalhos da área porque pode facilitar muitos processos. O acompanhamento é a forma de estar sempre acordando prazos e qualidade.

Neste contexto, para ser um bom líder, você deve ter a capacidade de criar uma visão, inspirar os outros em prol desta visão, comunicar claramente, motivar as pessoas. É importante saber dar feedback e utilizar os talentos de cada um, criar uma equipe que trabalhe coesa, gerenciar conflitos, tomar decisões. Seja líder pelo exemplo, reconheça trabalhos e pessoas e celebre vitórias. Tudo isso e ainda administrar sua área com precisão. Mas como dar conta de toda esta demanda? Com relações humanas saudáveis, confiança, capacidade analítica e de organização.

Siga confiante e boa sorte! 




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