De olho no transito Titulo
Ter ou não ter?

Já pensou em ter acesso a produtos e serviços...

Cristina Baddini
03/05/2013 | 00:00
Compartilhar notícia


Já pensou em ter acesso a produtos e serviços sem a necessidade de compra. Serviços de aluguel de carros, bicicletas, roupas e objetos de todo tipo, trocas de pessoa para pessoa, empréstimos temporários e doação de coisas em desuso.

Se voltarmos no tempo, nas pequenas cidades da Idade Média europeia, os artesãos e produtores agrícolas trocavam produtos entre si sem a necessidade de dinheiro. Perdidas no tempo após a criação do capitalismo, do dinheiro e do paradigma da acumulação, essas práticas são resgatadas nesse momento e estão ganhando força com as portas abertas pela internet.

A revolução da distribuição de conteúdo encontrou-se com a preocupação com o meio ambiente e a manutenção de hábitos sustentáveis e fez surgir na rede novo tipo de relação comercial: o consumo colaborativo. 

CONSUMO COLABORATIVO
O consumo colaborativo é um novo conceito que está revolucionando o mundo com sua forma diferente de fazer negócios e aproximar pessoas. Ele se baseia na ideia de que mais importante do que possuir um produto é ter acesso à experiência que ele propicia. Com isso, dezenas de sites, unindo antigas ideias com novos conceitos de compartilhamento virtual, incentivam a locação ou troca dos mais diversos serviços e produtos. Exemplos se multiplicam no mundo, como aluguel de quartos ou mesmo de apartamentos, compartilhamentos de automóveis, de bicicletas, conhecimentos específicos, videogames, guias de viagem e até troca entre produtos sem que se gaste um tostão.

O usuário economiza dinheiro, tempo e espaço, contribui com o meio ambiente e constrói relações mais próximas ao passar de consumidor passivo a colaborador ativo. 

BIKESHARING

Ir de um lugar para outro com rapidez e segurança é uma necessidade para a maioria das pessoas. No entanto, às vezes, e mais vezes do que o desejado, esta mobilidade é limitada aos problemas de tráfego, especialmente nas grandes cidades. O princípio do bikesharing é simples. Indivíduos usam bicicletas a partir da sua demanda por transporte sem ter que arcar com os custos e responsabilidades de ter uma bicicleta. Bikesharing é o acesso a curto prazo de bicicletas, que proveem transporte ambientalmente sustentável. A bicicleta pode fazer parte da solução sustentável de mobilidade urbana. Temos que mudar o modelo mental de que bicicleta é apenas para lazer. A mobilidade sustentável é uma bandeira importante de ser levantada por cada um de nós. Vá de bike, colabore com o meio ambiente e com a sua saúde!

CAR SHARING
Será que carro, emprego, casa própria e salário fixo ainda são mais sinônimos de estabilidade? Você já ouviu falar em car sharing? Significa compartilhar um carro, uma tendência em cidades europeias e norte-americanas que desembarca em São Paulo. Mais que uma locação de veículo por hora, com custos como seguro e combustível já incluídos, trata-se de uma forma mais racional de usar um automóvel: você dirige quando realmente precisa, e não porque tem um carro à disposição. 

FICA LÁ EM CASA
No programa Fica lá em Casa, você pode viajar o mundo, se hospedando em casas de pessoas da região, pagando bem mais barato que hotéis convencionais, economizando dinheiro e ainda fazendo amigos. Você terá a experiência de viver como uma pessoa local, interagindo com a cultura e o dia a dia dos habitantes, ideal para quem não gosta ou está cansado da mesmice dos pacotes turísticos.

Ou ainda pode receber pessoas do mundo todo em sua casa.

PENSAMENTO ‘VERDE'
É importante sim debater e conversar sobre o meio ambiente, consumo etc, porém é necessário também agir. 
O consumo colaborativo é um ótimo exemplo de ação. Quando precisar de alguma coisa, comece sempre pensando em uma maneira de pegar emprestado de alguém ou de alugar, e faça com que seus pertences em desuso circulem. As ferramentas on-line que são especialmente desenvolvidas para este fim ajudam, mas são mais uma questão de atitude: evitar a compra e buscar novas formas alternativas de ter aquilo que é necessário.

* Cristina Baddini é especialista em trânsito. Mande sugestões para o e-mail crisbaddini@uol.com.br e visite o blog: olhonotransito.blogspot.com.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;