D+ Titulo
Tá bom para peixe
Luciana Bugni
Do Diário do Grande ABC
16/03/2008 | 07:05
Compartilhar notícia


Linguado, robalo, namorado, salmão e camarão. A lista – que mais parece um cardápio de restaurante no Litoral – traz apenas algumas das opções de pratos que podem ser servidos na Sexta-feira Santa. Apesar de os peixes frescos serem encontrados no Grande ABC com facilidade durante todo ano, é nos dias que antecedem a Páscoa que os produtos do mar viram os protagonistas, devido à tradição religiosa de não comer carne vermelha. E, seja católico ou não, o costume é uma oportunidade de criar receitas deliciosas, variar o cardápio do ano passado e ter opções para todos os paladares.

A sugestão do chef Lúcio Costa, do Spedini Trattoria Expressa, é o salmão. “No período da Quaresma, todos os peixes têm seus preços elevados. Com o salmão não é diferente, mas como é um produto da época, pode estar mais em conta. Além disso, é gostoso e de fácil preparo”, diz.

Para fazê-lo assado, por exemplo, basta colocar um filé inteiro, com couro e tudo em uma bandeja com papel alumínio. “Despeje um pouco de azeite de oliva e coloque em cima algumas rodelas de limão. Adicione brócolis, couve-flor e batatas. Depois, cubra tudo com papel-alumínio e leve ao forno por meia hora”, ensina.

A culinarista Arlete Chalela, de Santo André, sugere embrulhar salmão em um envelope de massa folheada. “Coloque um pouco de rúcula sob o filé e envolva com a massa comprada pronta, como se fosse um envelope. Pincele com a gema e deixe no forno por 30 minutos, ou até dourar, quando a massa começa a descamar”, aconselha. O peixe pode ser temperado com sal e alcaparras. A rúcula cozida passa um sabor amargo para a carne e combina muito bem.

Acompanhamento - Outros peixes adequados para a Semana Santa são o linguado, o robalo, o namorado, a pescada amarela, a pescada branca e a anchova. Raul Setti, proprietário do Restaurante Compagnia Marinara, sugere como acompanhamentos purê de aipim, arroz com brócolis, brócolis ao provençal (alho e óleo), banana-da-terra grelhada com passas brancas e pretas. Legumes e batatas também são opções.

Para acompanhar, Lucio Costa sugere vinho branco. “Existem excelentes espumantes brasileiros que substituem o vinho. E, no Brasil, principalmente em tempos de calor como temos tido nos últimos dias, uma cerveja gelada pode ser um bom acompanhamento”, diz.

Dicas

Tomates frescos, manjericão e azeitonas pretas, regados com um bom azeite de oliva são a sugestão de molho do chef de cozinha Ângelo Ciuccio, de Santo André. “É uma forma muito utilizada no Mediterrâneo”, diz.

Legumes são os acompanhamentos mais versáteis para se servir com um peixe. Entre os exemplos de Ângelo Ciuccio está a cebola, a cenoura, o salsão, o talo de cebolinha verde, lascas de gengibre, aspargos ou brócolis.

Molho tártaro, feito com picles, maionese e creme de leite é uma boa opção para acompanhar os peixes. “Diminua a maionese. Utilize apenas duas colheres de sopa combinadas com meia lata de creme de leite e bata com o picles”, diz Arlete Chalela. Iogurte, limão e alho com folhas de hortelã também caem muito bem, assim como os molhos de frutas.

Para fazer o molho de maracujá, aqueça a polpa de três unidades com uma colher de amido de milho até que vire um creme. Tempere como preferir ou refogue com cebola e alho. Tangerina pode ser aproveitada da mesma maneira, conta Arlete.

Receitas

Risoto de Lagostim
(Compagnia Marinara)
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 30 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Microondas: Não
Freezer: Não
Ingredientes: 200 g de lagostim; 200 g de arroz arbório; 1/2 cebola picada; 50 g de manteiga; 1 cálice de vinho branco seco; 1 cálice de caldo de peixe; 20 g de queijo ralado;  sal e pimenta a gosto.
Modo de preparo: Cozinhe o arroz com cebola, manteiga, caldo de peixe, vinho branco seco e reserve. Em outra panela, refogue o lagostim com cebola, manteiga, caldo de peixe e  vinho branco seco. Misture o arroz e o lagostim, adicionando à mistura o queijo ralado, sal e pimenta a gosto. Sirva em prato fundo.

Musse de Truta Defumada
(Eco Parque Pesca na Montanha)
Rendimento: 10 porções
Tempo de Preparo: 20 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Microondas: Não
Freezer: Não
Ingredientes: 3 envelopes de gelatina em pó sem sabor; 2 xícaras (chá) de água; 3 xícaras (chá) de maionese; 1 colher (sopa) de suco de limão; 3 e 1/2 colheres (sopa) de cebola ralada; 2 colheres (chá) de molho de pimenta; 1 colher (chá) de páprica; 1 colher (sopa) de alcaparras; 3 xícaras (chá) de creme de leite fresco batido em batedeira; 500 g de truta defumada.
Modo de fazer: Amoleça as gelatinas em água morna. Coloque todos os ingredientes, menos o creme de leite. Misture tudo em uma vasilha, acrescente o creme de leite e mexa. Unte uma fôrma de azeite, coloque a musse e deixe na geladeira até que a mistura fique consistente.

Salmão Assado
(Leite de Coco Sococo)
Rendimento: 4 porções
Tempo de Preparo: 1 hora
Grau de dificuldade: Média
Microondas: Não
Freezer: Não
Ingredientes: 200 ml de leite de coco; 4 filés de salmão; 2 dentes de alho amassados; suco de 1 limão; 2 cebolas em rodelas; 1 xícara (chá) de caldo de legumes; 2 colheres (sopa) de azeite; 2 pimentões coloridos cortados em rodelas; brócolis cozidos no vapor; sal, pimenta-do-reino e coentro fresco picado a gosto.
Modo de fazer: Tempere os filés com sal, pimenta, alho, suco de limão e coentro e reserve por meia hora em uma vasilha. Unte uma assadeira com o azeite, coloque uma camada de cebola e outra de pimentão e cubra com os filés. Misture o molho que fica na vasilha dos filés ao caldo de legumes e metade do leite de coco. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio preaquecido, por 30 minutos. Retire o papel-alumínio e deixe dourar por 10 minutos. Coloque os filés em uma travessa e reserve. Molho – Bata no liqüidificador o molho de cozimento e coe. Recoloque na panela, acrescente o restante do leite de coco e verifique o tempero. Adicione os brócolis e deixe levantar fervura. Sirva sobre o salmão.

Badejo com Ervas
(Leite de Coco Sococo)
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 1 hora
Grau de dificuldade: Fácil
Microondas: Não
Freezer: Não

Ingredientes: 80 ml de leite de coco; 1 filé grande de badejo (aproximadamente 1,1 kg); 1 colher (sopa) de sal; 2 colheres (sopa) de limão; 1 xícara (chá) de cebolinha verde picada; 2 colheres (sopa) de coentro picado; 1/2 xícara (chá) de cebola bem picada; 1 colher (chá) de gengibre ralado; 2 fatias de toucinho defumado ou bacon picadas; 1 limão cortado em fatias (para decorar).
Modo de preparo: Preaqueça o forno a 200°C. Corte o badejo ao meio, pelo comprimento, para obter dois filés finos. Tempere com o sal e o suco de limão. Em uma fôrma refratária, coloque um dos filés. Reserve. Em uma tigela pequena, misture a cebolinha, o coentro, a cebola, o gengibre e o leite de coco. Distribua essa mistura sobre o filé. Cubra com o outro filé e, por cima, espalhe o bacon. Vede a fôrma com papel-alumínio e asse. Passe o badejo para uma travessa. Decore com o limão e sirva com o molho do cozimento à parte.

Risoto de Camarão
(Restaurante Ponteio Grill)
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 30 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Microondas: Não
Freezer: Não
Ingredientes: 1 cebola grande; 1/2 pimentão verde; 1/2 pimentão vermelho; 1/2 pimentão amarelo; 3 tomates; salsinha picada; 400 g de camarão-sete-barbas (ou camarão-rosa, se preferir); 100 g de manteiga; sal a gosto; 1 cubo de caldo de peixe; 3 dentes de alho picados; 2 xícaras (chá) de arroz.
Modo de Preparar: Refogue na manteiga a cebola picada, os pimentões picados, o alho e os tomates picados. Acrescente o sal e o caldo de peixe. Separadamente prepare o arroz. Cozinhe os camarões à parte. Depois que o camarão estiver cozido, junte com os legumes refogados e deixe refogar por mais 3 minutos. Misture o arroz, acrescente a salsinha picada e leve à mesa.

Camarões Entrelaçados com Tomates e Manjericão
(Sagatiba)
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 1 hora
Grau de dificuldade: Média
Microondas: Não
Freezer: Não
Ingredientes: 12 camarões grandes limpos; 8 tomates maduros sem pele e sem semente picados; 1/2 xícara (chá) de azeite extravirgem; 60 ml de aguardente; 1 colher (sopa) de açúcar mascavo; sal e pimenta-do-reino a gosto; 3 colheres (sopa) de folhas de manjericão; galhos de cebolinha para decorar.
Modo de preparo: Tempere os camarões com sal, pimenta e o açúcar mascavo. Aqueça 2 colheres (sopa) de azeite na frigideira. Salteie os camarões até que dourem e fiquem ao ponto, adicione a aguardente e flambe. Misture os tomates com as folhas de manjericão, regue com o azeite. Montagem – No prato, coloque os tomates e, sobre eles, os camarões entrelaçados, um preso ao outro. Decore com a cebolinha e sirva.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;