Política Titulo Rio Grande da Serra
Gabriel Maranhão tem contas de 2015 rejeitadas pelo TCE

Corte afirma que tucano falhou na aplicação do Fundeb

Raphael Rocha
do Diário do Grande ABC
16/08/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


O TCE (Tribunal de Contas do Estado) julgou irregulares as contas da Prefeitura de Rio Grande da Serra em 2015, penúltimo ano do primeiro mandato do prefeito Gabriel Maranhão (PSDB).

Para a Corte, o tucano falhou ao não aplicar integralmente os recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) e também por não pagar os precatórios.

Segundo Antonio Roque Citadini, conselheiro e relator das contas no TCE, o governo aplicou 96,68% do aporte do Fundeb em ações educacionais, enquanto o correto seria o emprego total da verba. O conselheiro apontou também que a administração deixou de depositar R$ 2,3 milhões ao TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo), que efetua o pagamento de precatórios.

“Diante dessas irregularidades, acompanho a manifestação unânime dos órgãos técnicos da Casa e do douto Ministério Publico de Contas e voto pela emissão do parecer desfavorável”, disse Citadini. Seu relatório foi acompanhado ontem na segunda câmara do TCE.

Maranhão pode solicitar o reexame da decisão da Corte. Caso não consiga reverter, terá de recorrer à Câmara de Rio Grande, uma vez que todo parecer do Tribunal de Contas a respeito de avaliação do exercício de uma prefeitura precisa ter o crivo dos vereadores.

O chefe do Executivo não retornou aos contatos da equipe do Diário para falar sobre o caso. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;