Setecidades Titulo
Campanha enfoca saúde da mulher
Por Célia Maria Pernica
Do Diário do Grande ABC
04/03/2008 | 07:04
Compartilhar notícia


A semana que antecede o Dia Internacional da Mulher começou com a realização de uma série de exames preventivos femininos ontem em São Bernardo. Por meio do Programa de Saúde da Mulher, as 30 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade fizeram 351 análises. Cerca de 7.000 atendimentos devem ser feitos até sexta-feira.

Ao longo da semana, 63 médicos e enfermeiras realizarão exame da mama e do útero, além de colher material para avaliações.

Quando necessário os médicos encaminham as pacientes para atendimentos mais precisos, como mamografia.

Para realizar o exame, as mulheres devem procurar a UBS mais próxima no horário de funcionamento das unidades. Só não podem realizar o procedimento aquelas que estiverem no período menstrual, que estejam utilizando creme vaginal ou que tenham mantido relações sexuais nos dois dias anteriores.

O programa existe há oito anos. No ano passado, foram feitos mais de 5.000 atendimentos.

De acordo com o responsável pelo Programa de Saúde da Mulher, Rodolfo Strufaldi, a tendência é aumentar o número de atendimentos a cada ano. “Durante essa semana é mais rápido, pois não é preciso agendar, por isso conseguimos um volume grande de exames”, garante o ginecologista.

A gerente da UBS da Vila São Pedro, Sandra Regina Cunha Queiroz, revela que neste período de campanha as UBSs mudam a forma de atendimento. “Não fazemos agendamento. Todos os profissionais ficam à disposição para as análises de prevenção. Atendemos apenas gestantes e casos urgentes”, diz.

A campanha visa atender as mulheres que não têm tempo durante o ano.

SANTO ANDRÉ

Também pensando nas mulheres, as UBSs de Santo André farão exames preventivos do de 10 a 14 de março. Na Semana de Prevenção ao Câncer de Mama e Ginecológico, as mulheres devem procurar as unidades de saúde mais próximas de suas residências.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;