Memória Titulo
Uma aula de cidadania na Vila Palmares
Por Ademir Medici
04/03/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


“Belo o trabalho de graduação da Sarah Oliveira Fernandes sobre a luta dos Palmares. Esse trabalho precisa ser divulgado porque registra um momento importante na história de Santo André: a luta pela conquista da casa própria e pelo direito à cidade. Vou sugerir que à comissão do 14º Congresso de História do Grande ABC, Rio Grande da Serra 2017, inclua essa defesa no programa.”

Alexandre Takara

Hoje quem escreve Memória é o professor Alexandre Takara. Ele apresenta o trabalho acadêmico sobre a Vila Palmares, de Sarah Oliveira Fernandes. A defesa do trabalho foi realizada em 18 de fevereiro, um sábado à noite, na Matriz de Vila Palmares, com banca examinadora coordenada pela professora Simone Scifone e composta pela professora Isabel Álvares e pelo próprio professor Takara.

Da subcidadania à conquista da casa própria

Texto: Alexandre Takara

O Quilombo dos Palmares viveu um dia inédito na história do Grande ABC. Sarah Oliveira Fernandes, aluna de Geografia da USP, defendeu seu trabalho de graduação individual, subordinado ao tema A Luta dos Palmares: da Subcidadania à Conquista da Casa Própria, perante os próprios protagonistas da história.

O cenário acolhedor quebrou o aspecto formal se tivesse sido realizado na USP. A conquista de casa própria tem um sentido mais amplo: a conquista do direito à cidade. Conseguem através da organização do trabalho. O bispo dom Marcos de Oliveira designa o padre Rubens Chasseraux, recém-ordenado, para assumir a paróquia. Ele é figura fundamental para o processo de urbanização.

Havia muita solidariedade porque todos se conheciam e enfrentavam problemas comuns. Era preciso organizar essa vontade coletiva de servir na forma de mutirão. Formou-se grupo de ‘seminaristas’ responsáveis para levar mensagens de resistência para combater as desigualdades sociais. A Igreja Católica foi fundamental nessas conquistas. Moradores e padres adotam a Teologia da Libertação e se organizam em Comunidades Eclesiais de Base.

Famosas as marchas até a Prefeitura para reivindicar melhorias. Se ela cobrava impostos, nada mais justo do que exigir benfeitorias. Assim, conseguiram energia elétrica, iluminação pública, água encanada, rede de esgoto, transporte coletivo. ‘Organização’ foi o fundamento do sucesso da comunidade.

Diário há 30 anos

Terça-feira, 3 de março de 1987 – ano 29, edição 6381

Nacional – Pode faltar combustível em cinco Estados.

Em 4 de março de...

1917 – A guerra. Do noticiário do Estadão: o ‘Drina’ posto a pique. Vapor inglês torpedeado por um submarino alemão entre Lisboa e Liverpool.

Santos do Dia

Casimiro (Cracóvia 1458 – Polônia 1484) é considerado o primeiro santo jovem leigo da Era Moderna.

Arcádio

Eugênio

João Antonio Farina

Município Paulista

Hoje é o aniversário de Queluz, no Vale do Paraíba. Elevado a município em 4 de março de 1842, quando se separa de Areias.

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 4 de março:

Na Bahia, Pindobaçu.

No Mato Grosso, Santa Terezinha.

Fonte: IBGE.

Nas Ondas do Rádio

Rádio ABC AM (1570) – Causas Nobres. Ao vivo, no estúdio, entrevista com Nelson Pedroso, representante da AGDS (Associação Global de Desenvolvimento Sustentado), de São Bernardo. Produção: Luiz Carlos Gimenes; apresentação: Antonio Dalto. Hoje, às 10h.

Rádio Trianon AM (740); Universal de Santos (810) – Quinta Avenida. Edição especial com o cantor e pianista brasileiro Dick Farney. Gravações com sua big band e em carreira solo, interpretando temas brasileiros e norte-americanos.

Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga. Hoje, às 19h. Pela internet: radiotrianon.com.br;

quintaavenida.mus.br e Scala 99 – grandeabcwebradio.com

Rádio Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) – Memória. Hoje, às 23h (ou logo após o futebol), com reprise amanhã, às 5h.

Rádio ABC AM (1570) – Portugal Trilha Nova. Mais de meio século no ar (1966-2017). As mais belas canções portuguesas, por intérpretes de Portugal e do Brasil. E mais: notícias, futebol, histórias, memória.

Produção e apresentação: Varela Leal, com Mimi Varela e Idalecio de Souza. Amanhã, do meio-dia às 14h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;