Economia Titulo
Cresce participação de cidades do interior no PIB brasileiro
Do Diário OnLine
Com Agências
13/12/2006 | 11:31
Compartilhar notícia


As cidades localizadas fora das regiões metropolitanas do país aumentaram sua participação no PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro entre 1999 e 2004, passando de 22,1% para 22,7%. Os destaques foram os municípios do interior, cuja participação cresceu de 46% para 49,4%. Em contrapartida, a contribuição das capitais caiu de 31,9% para 27,9%, segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Dentre as capitais, São Paulo registrou uma expressiva queda de 2,5%, passando de 33,1% para 29,4%. Ainda assim, se manteve como a cidade com a maior fatia do PIB brasileiro (9,1% em 2004).

O estudo do IBGE também indicou que a produção de riquezas econômicas (bens e serviços) continua concentrada no Brasil. Em 2004, apenas dez municípios eram responsáveis por 25% do PIB, enquanto os outros 5,5 mil respondiam pelo resto da fatia. Esses municípios eram São Paulo (capital), Rio de Janeiro (capital), Brasília (DF), Manaus (AM), Belo Horizonte (MG), Campos dos Goytacazes (RJ), Curitiba (Paraná), Macaé (RJ), Guarulhos (SP) e Duque de Caxias (RJ).

Ainda de acordo com o IBGE, 68 municípios produziam, em 2004, metade de toda a riqueza do território nacional, enquanto 1.295 municípios respondiam por 1% do PIB.

Os municípios que mais se destacaram na economia nacional, tendo apresentado maior ganho percentual no período analisado, foram os ligados ao setor industrial, principalmente à extração e refino de petróleo ou produção de gás natural, com exceção de Brasília, onde o ganho foi puxado pelo setor de serviços.

Esses municípios são Campos dos Goytacazes (RJ) (0,8%), Macaé(RJ) (0,8%), Manaus (AM) (0,4%), Camaçari (BA) (0,3%), Paulínia (SP)(0,2%), Duque de Caxias (RJ) (0,2%), Brasília (DF) (0,2%), São Francisco do Conde (BA) (0,1%) e Betim (MG) (0,1%).



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;