Eleições 2016 Titulo 2º turno em Santo André
Paulinho Serra aparece à frente em 1ª pesquisa

Candidato do PSDB tem 57,6% contra 25,5% de Grana, conforme estudo do Instituto Paraná

Por Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
12/10/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


Levantamento divulgado ontem pelo instituto Paraná Pesquisas mostrou vantagem do candidato do PSDB, Paulinho Serra, sobre o prefeito Carlos Grana (PT) no segundo turno da eleição em Santo André.

Em estrato estimulado (quando é apresentado para o eleitor os nomes dos prefeituráveis), Paulinho foi citado por 57,6% dos entrevistados contra 25,5% do petista. Outros 12% avisaram que vão anular ou votar em branco e 4,9% não souberam responder.

Foi a primeira sondagem eleitoral realizada no segundo turno em Santo André. No dia 2, Paulinho terminou a primeira etapa do pleito à frente de Grana: recebeu 119.540 votos (35,85% dos válidos) ante 67.628 votos (20,28% dos válidos) do atual chefe do Executivo e candidato à reeleição.

O tucano também lidera o levantamento eleitoral no estrato espontâneo (quando o entrevistado responde seu candidato sem ter acesso à cartela de nomes). Nessa metodologia, Paulinho tem 40% dos votos contra 18,5% de Carlos Grana.

O instituto Paraná Pesquisas também mediu índices de rejeição dos dois rivais do segundo turno. Grana tem 60,6% de reprovação, enquanto Paulinho, 26,1%. O governo Grana foi criticado por 60,8%, ante aprovação de 34,3%.

O Paraná Pesquisas ouviu 800 eleitores entre quinta-feira e segunda-feira. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais. O estudo está registrado sob protocolo SP- 00822/2016 no TSE (Tribunal Superior Eleitoral. 

Grana tenta municipalizar campanha em Sto.André

O prefeito de Santo André e candidato à reeleição, Carlos Grana (PT), adotará tom de municipalizar a campanha de segundo turno contra o ex-vereador Paulinho Serra (PSDB). Coordenador da empreitada municipal do PT, deputado estadual Luiz Turco, sustentou que uma das estratégias é desmontar discurso da influência do debate nacional. “Avaliação é que a eleição da Capital afetou o pleito na Grande São Paulo.” Grana havia confirmado caminhada ontem no comércio da Avenida Itamarati, mas cancelou de última hora devido à agenda oficial no Paço.

Grana vai tirar férias a partir de segunda-feira para entrar de cabeça na empreitada, assim como fez nos últimos 15 dias da etapa inicial do pleito. Turco admitiu desgaste do PT, mas pontuou que o atual prefeito “não está envolvido em corrupção”. “Nunca foi denunciado em nada, é ficha limpa e trouxe investimentos”, disse, ao reiterar que a campanha focará no eleitorado que se absteve, votou nulo, branco e também nos adversários no primeiro turno. “Estamos confiantes de que há condição de virar o jogo.”

Paulinho, por sua vez, realizou caminhada na região da Vila Scarpelli e Vila Gilda. O tucano citou carta-compromisso para facilitar alvará de funcionamento e implantar cadastro com mapeamento por ramo de atividade. O candidato indicou também reabrir CPETR (Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda) fora da Prefeitura, em prédio próprio. “Não faremos puxadinho. Existem locais ociosos que podem ser usados. Só não dá para desprestigiar um equipamento, de recolocação no mercado de trabalho, justamente em período de crise, acentuada por culpa do PT.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;