Cultura & Lazer Titulo Literatura
Obra reúne cartas que marcaram o cinema

Livro da Editora Matrix traz mais de 300 registros feitos em filmes de várias épocas

Por Vanessa Ratti
02/10/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Reprodução


 Receber cartas, independentemente de quem for o remetente, sempre promove as melhores sensações possíveis. Ao passar os olhos sobre as palavras é possível ouvir a voz, sentir o cheiro e até matar a saudade. O livro Mensagens Para Você: Cartas Inesquecíveis do Cinema (Editora Matrix, 184 págs., R$ 29,90, em média), de Mariza Guadalado, reúne grandes momentos registrados em cartas, que fizeram parte da história do cinema.

Quem não se lembra das cartas trocadas por Kate Forster (Sandra Bullock) e Alex Wyler (Keanu Reeves) no romance A Casa do Lago (2006)? A história, que mais parece um quebra-cabeça, é narrada por cartas do começo ao fim da trama. Longas queridinhos dos românticos, como Diário de Uma Paixão (2004), PS. Eu Te amo (2008), Cartas Para Julieta (2010) e Querido John (2010), também têm suas mensagens incluídas pela autora nas páginas de sua obra.

Para os amantes da saga Harry Potter, Guadalado também citou as cartas de Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001). Mais especificamente do momento em que o bruxinho (Daniel Radcliffe) foi aceito na escola Hogwarts e, então, deu-se o início de todas as suas aventuras.

REFERÊNCIAS NACIONAIS
Entre as mais de 300 cartas, também há mensagens importantes para a história do Brasil. Como, por exemplo, em Getúlio (2013), quando o então presidente Getúlio Vargas, na pele do ator Tony Ramos, deu fim à própria vida com tiro no peito no dia 24 de agosto de 1954. Ele deixa carta explicando que “saia da vida para entrar na história”, assim como na vida real. Os bilhetes que fazem o leitor ficar com nó na garganta por conta da carga de medo e insegurança de Olga Benário (Camila Morgado) – judia deportada ao campo de concentração nazista – e Luís Carlos Prestes (Caco Ciocler) – líder comunista brasileiro – também foram lembrados no livro, citando o filme Olga (2004).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;