Setecidades Titulo
Estado promete, mas não traz 1.137 novos PMs para região
Illenia Negrin
Do Diário do Grande ABC
01/10/2004 | 09:02
Compartilhar notícia


O Grande ABC começaria o ano de 2004 com 1.367 novos policiais militares para reforçar o patrulhamento da região. A garantia foi dada pelo secretário estadual de Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, em agosto de 2003. Mais de um ano depois, a realidade das sete cidades nem de longe resvala o cenário prometido pelo governo do Estado. Até esta quinta, os quatro batalhões da PM haviam recebido 230 policiais, de acordo com o Comando de Policiamento de Área do Grande ABC (CPA-M6). O que não chega a um quarto do número anunciado.

O governador Geraldo Alckmin e o secretário Abreu Filho estiveram nesta quinta em Santo André para a entrega de 57 novas viaturas - 22 para São Bernardo, 20 para Santo André, 11 para Diadema, três para Ribeirão Pires e uma para Rio Grande da Serra. Eles não relembraram a atinga promessa. O Diário procurou a assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública para obter esclarecimentos, mas ninguém se pronunciou sobre o assunto.

É a segunda vez na semana que governador e secretário vêm à região, às vésperas das eleições municipais; na terça-feira, eles estiveram em Mauá para a inauguração do CDP (Centro de Detenção Provisória), obra finalizada com um ano e cinco meses de atraso, além de entregarem 12 viaturas para o município.

Além dos Corsa zero km, Alckmin enfatizou a criação de dois novos batalhões na região, um em São Bernardo, outro em Santo André. A inauguração de ambos, segundo o governador, vai abrir 1,2 mil novos postos policiais. "O projeto de lei ainda precisa de aprovação. Nós vamos dar promoção aos oficiais para que novas vagas sejam abertas", explicou.

O projeto foi enviado à Assembléia Legislativa no final de junho, com o pedido de urgência endossado pelo governador. Até agora, não foi contemplado. "Se a lei for aprovada no início de novembro, em dezembro os novos policiais já estão operando", afirmou, otimista, Abreu Filho. A região não ganha logo de cara o reforço dos 1,2 mil policiais. "Eles serão incorporados conforme o fluxo de aprovação nos cursos", explicou.

A nova promessa do secretário é a integração de 93 novos soldados aos batalhões até o final do ano, depois da formatura, em novembro. No final das contas, Abreu Filho acredita que o efetivo de cerca de 3,4 mil policiais é suficiente para operar as viaturas. "O que temos com certeza dá conta das operações. Os carros já vão direto para rua."

A ONU (Organização das Nações Unidas) indica que o ideal é existir um policial para cada 300 habitantes. Hoje, as sete cidades somam juntas 3, mil PMs, o que significa a média de um policial para cerca de 700 pessoas, mais que o dobro do sugerido. De acordo com o Ieme (Instituto de Estudos Metropolitanos), o Grande ABC está em 20º lugar num ranking que avalia o número de homicídios dolosos (com intenção de matar) nas 78 cidades economicamente mais importantes do Estado. Em 2003, a cada 100 mil pessoas, 32,7 foram vítimas de homicídio doloso.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;