Economia Titulo
Chega a 21 número de focos de aftosa no Sul do Brasil
Das Agências
12/06/2001 | 00:35
Compartilhar notícia


Um total de 21 focos de febre aftosa foram detectados desde o início de maio no Rio Grande do Sul, segundo dados da secretaria de Agricultura gaúcha divulgados nesta segunda-feira.

Mais de 800 cabeças de gado bovino já foram sacrificadas, e a cifra pode chegar a 1.200 nos próximos dias.

O município mais afetado é Rio Grande, que registrou sete focos. Nessa região, as barreiras sanitárias foram aumentadas e está proibida a circulação de animais na cidade.

O secretário de Agricultura do Rio Grande do Sul, José Hermeto Hoffmann, recentemente declarou estar confiante de que o Estado vai recuperar o status de zona livre de aftosa com vacinação até o fim do ano.

Hoffmann garantiu que o Brasil mantém a credibilidade internacional, já que a aftosa está restrita ao Rio Grande do Sul, e destacou que para conservar seu prestígio, o Brasil terá que erradicar completamente a doença do Sul do país e conseguir que a aftosa não chegue à fronteira com o estado de Santa Catarina.

O Rio Grande do Sul possui um total de 13 milhões de cabeças de gado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;