Nacional Titulo
Defeito na Usina de Itumbiara causou blecaute
Do Diário do Grande ABC
17/05/1999 | 09:25
Compartilhar notícia


Um defeito na "chave seccionadora" da Usina de Itumbiara (GO) foi responsável pelo blecaute de cerca de uma hora, no final da tarde de domingo, no Distrito Federal, Goiás e parte de Mato Grosso. O diretor-presidente do Operador Nacional do Sistema (ONS), Mário Santos, explicou segunda-feira que, enquanto estava sendo feita a manutençao na linha de transmissao entre Itumbiara e Porto Colômbia (GO), houve "um mau fechamento" da chave, o que motivou o corte na alimentaçao das quatro linhas de transmissao que partem de Itumbiara para o DF, GO e parte do MT. "Foi defeito no equipamento, nada mais", assegurou Santos.

O relatório oficial deverá ser divulgado nesta segunda pelo ONS no Rio de Janeiro. Em Brasília, o blecaute durou pouco mais de meia hora, causando transtornos. Os shopping centers, salas de cinema e restaurantes ficaram às escuras, trazendo à lembrança da populaçao o blecaute do início de março, que durou várias horas.

Nas salas de cinema do Parkshopping houve um princípio de tumulto. As projeçoes foram interrompidas e a bilheteria se propôs a devolver os bilhetes, mas muitas pessoas quiseram o dinheiro de volta. Como os cinemas possuem cofres "boca-de-lobo", os funcionários ficaram impossibilitados de devolver o dinheiro. Assessores do Ministério das Minas e Energia informaram que o ministro Rodolpho Tourinho e o presidente Fernando Henrique Cardoso foram imediatamente comunicados. Tourinho está em Foz do Iguaçu com o presidente da Eletrobrás, Firmino Sampaio, e o presidente da Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional, Euclides Scalco. Nesta segunda será comemorado 25º aniversário da Usina.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;