Internacional Titulo
Blair incentiva processo de paz palestino
Da AFP
18/12/2006 | 12:02
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, chegou nesta segunda-feira a Ramallah, Cisjordânia, para se reunir com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, e anunciou que incentivará uma nova iniciativa para apoiar os palestinos e favorecer uma solução ao conflito israelense-palestino com base em dois Estados.

"Espero que nas próximas semanas estejamos em situação de impulsionar juntos uma iniciativa que nos permita apoiar particularmente a reconstrução e o desenvolvimento, e aliviar o sofrimento e a situação de apuro do povo palestino", disse Blair.

"É importante que a comunidade internacional mobilize seus esforços para apoiar as eleições palestinas antecipadas anunciadas por Abbas no sábado", prosseguiu.

O presidente palestino pediu que Blair atue visando à suspensão do bloqueio econômico imposto aos palestinos e disse estar disposto a negociações sérias com Israel para pôr fim ao conflito.

"Tivemos discussões importantes sobre a grave situação nos territórios palestinos e na região, assim como sobre os meios de sair desta crise", declarou Abbas ao deixar a reunião com Blair em Ramallah.

"Insistimos ante o primeiro-ministro na necessidade de atuar para pôr fim ao bloqueio econômico, reabrir os pontos de passagem, liberar os presos palestinos, entre eles os ministros, os deputados e os dirigentes, e pôr fim à expansão das colônias e do muro de separação", acrescentou Abbas.

Blair, que visita a região como parte de uma viagem pelo Oriente Médio, tenta destravar o processo de paz entre israelenses e palestinos.

O premiê britânico foi a primeira autoridade ocidental a apoiar Abbas na decisão de convocar eleições presidenciais e legislativas antecipadas, o que foi tachado de ‘golpe de Estado’ pelo movimento islamita Hamas, que controla o governo palestino.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;