Política Titulo
Luiz Marinho dá pontapé inicial para a reeleição
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
04/03/2011 | 07:14
Compartilhar notícia


O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), deu ontem o pontapé inicial para sua reeleição. O petista anunciou mudanças em 15 nomes da administração e da Câmara (veja as modificações na tabela ao lado).

Duas situações deixaram claro que a atividade - realizada no auditório da Cidade das Crianças, com plateia formada pelo alto escalão do governo - foi o início da caminhada para o segundo mandato.

A primeira, o chamamento da equipe para "conduzir de forma determinante", segundo o prefeito, "uma grande transformação na cidade" nos próximos dois anos. A segunda, o ânimo renovado demonstrado pelo grupo por meio dos discursos, que citaram abertamente, mesmo a um ano e cinco meses da campanha eleitoral, o objetivo de reconduzir Marinho ao Paço.

Segundo o chefe do Executivo, a execução dos projetos contidos no programa de governo "dará a tranquilidade para fazer a disputa com quem quer que seja". "Planejei as mudanças para tocar até o fim do mandato, porque precisamos olhar o momento e trabalharmos no governo com forte planejamento estratégico, orientado, buscando o diálogo com cada segmento da cidade", frisou, após fazer breve balanço dos dois anos e dois meses de gestão.

Uma das principais peças anunciadas por Marinho é do ex-prefeito Maurício Soares, que assume a Secretaria de Governo, como adiantado ontem com exclusividade pelo Diário.

O ex-chefe do Executivo fará a articulação com a Câmara, com os partidos e entidades da cidade. Terá função de destaque na conjectura do grupo que trabalhará pela reeleição de Marinho na eleição do ano que vem, assim como foi um dos atores fundamentais para a vitória do ex-sindicalista no pleito de 2008 (com sua popularidade e bagagem política acumulada em três administrações à frente do Paço). "Tive a felicidade de pular do barco na hora certa", comentou ontem.

Maurício, que atuou como assessor de gabinete de janeiro de 2009 a julho de 2010 (pediu exoneração para trabalhar na campanha do filho a deputado estadual), voltou e já mandou seus recados.

"O que temos de fazer com certa urgência é ir para a rua, porque é onde está o voto. Nossa adesão está la. Na rua me transformo", salientou, sobre o caminho para garantir a reeleição de Marinho. "É preciso ter comunicação fácil, humilde e alegre com o povo. Nariz empinado não faz bem para ninguém", afirmou o ex-prefeito, que deixou o grupo político adversário pouco antes da eleição de 2008 para compor aliança com o atual chefe do Executivo. Os endereços das mensagens não foram explicitados.

Sobre o fato de ser o homem-forte da administração, contemporizou. "Sou o mais fraco dos homens da Prefeitura. Primeiro porque sou velho (72 anos), veterano, não tenho disposição física. E outra porque algumas limitações pesam, já fui prefeito, ficamos crítico demais."

Também demonstrou confiança no projeto eleitoral. "Marinho nem precisa fazer tudo que planejou. Se fizer metade, não tem para ninguém. Mas não podemos fazer corpo mole."

Antes do discurso de Maurício, outros quadros também fizeram alusão ao cenário eleitoral de 2012. "Vamos lutar pela reeleição do prefeito Marinho", disse o vereador Tião Mateus (PT). "Ganharemos a eleição no primeiro turno em 2012, reconduzindo Marinho a prefeito. Temos muita lenha para queimar", observou José Ferreira (PT). "Esse projeto vai continuar em 2012. Vamos apoiar isso", destacou Evandro de Lima (PTdoB), de volta à Secretaria de Relações Internacionais - foi adversário na corrida pelo Paço em 2008.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;