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Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC

02/03/2008 | 07:05


Chegar em casa com fome e não querer gastar muito tempo no preparo de um prato, nem dinheiro com comida pronta é uma situação comum hoje em dia. Nestas situações, a melhor opção pode ser combinar ingredientes, inclusive com sobras da refeição do dia anterior. O importante é ter a preocupação com as propriedades dos alimentos para que não interfira na saúde.

A culinarista Sandra Porto diz que a melhor ferramenta para agilizar a preparação de um prato é o liqüidificador. “Se você não tem tempo, vale a pena ter uma receita prática à mão e usá-la como sua aliada.”

Para a profissional, alguns itens são essenciais nestes casos: farinha de trigo, sal, óleo, fubá, açúcar, leite, queijo ralado e fermento. “Esses produtos nos dão a opção de criar uma infinidade de receitas, basta usar a criatividade.”

Com esses ingredientes, a culinarista não faz apenas comida, mas também lanches rápidos que podem ser preparados em poucos minutos: pão de queijo de liqüidificador, tortas e pizzas caseiras.

Uma outra opção é usar resto da mistura do dia anterior, como um frango assado, por exemplo. Basta desfiá-lo, temperá-lo, misturar com arroz e servir com salada.

Nutrientes - A culinarista Rose Vitiello afirma que a principal preocupação que a pessoa deve ter é com a qualidade do prato. “Tente optar sempre por usar legumes e verduras em qualquer receita. Se for fazer sanduíche, prefira o natural, que tem baixo teor de gordura.”

Entre os produtos que Rose recomenda para preparar receitas de cinco minutos estão farinha – de mandioca, milho, rosca e trigo – temperos em geral, salsinha, tablete de caldo.

Rose diz que entre os pratos que costuma fazer nas situações em que tem pressa estão o frango empanado com batata, cuscuz com salada, suflê de frango com arroz e salada verde, batatinha frita com vinagrete, mozarela e ovos.

“Procuro me preocupar em balancear a quantidade de proteínas e carboidratos, mas sem deixar de fazer um prato saboroso”, afirma.

Receitas

Pão de Queijo de Liquidificador
(culinarista Sandra Porto)
Rendimento: 24 porções
Tempo de preparo: 45 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Freezer: Não
Microondas: Não
Ingredientes: 3 ovos inteiros; 1 xícara de (chá) de óleo; 1 xícara (chá) de leite ao natural; 3 xícaras (chá) de polvilho azedo; 1 xícara (chá) de queijo ralado (tipo minas ou meia cura).
Modo de preparo: No liqüidificador, misture muito bem todos os ingredientes, em seguida coloque a massa em forminhas de alumínio untadas com óleo. Asse em forno (180°C) por mais ou menos 35 minutos ou até que doure por cima. Atenção: Coloque a massa do pão de queijo pela metade nas forminhas de alumínio.

Pizza Japonesa
(culinarista Sandra Porto)
Rendimento: 8 porções
Tempo de preparo: 25 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Freezer: Não
Microondas: Não
Ingredientes: Massa – 10 colheres (sopa) de farinha de trigo peneirada, 1/2 colher (chá) de óleo; 1 colher (sobremesa) de fermento em pó; 1 e 1/2 xícara (chá) de leite; 1 colher (chá) de sal. Recheio – 2 latas de sardinhas ao molho de tomate amassadas; salsinhas picadinhas; 50 g de queijo parmesão ralado ou mozarela.
Modo de preparo: Bata todos os ingredientes da massa no liqüidificador por aproximadamente 5 minutos. Em seguida coloque a mistura em uma fôrma redonda média untada e polvilhada com farinha de trigo. Leve ao forno já preaquecido a 180°C por cinco minutos. Retire do forno e espalhe as sardinhas amassadas sobre a massa, polvilhando queijo parmesão ralado por cima ou mozarela. Coloque a salsinha e leve novamente ao forno por mais 15 minutos.

Torta Rápida
(culinarista Sandra Porto)
Rendimento: 12 porções
Tempo de preparo: 30 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Freezer: Não
Microondas: Não
Ingredientes: 2 copos médios de leite; 1 copo médio de óleo; 1 colher (sopa) de margarina ou manteiga, 3 ovos inteiros; 1/2 colher (sopa) de sal; 2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada; 50 g de queijo ralado; 1 colher (sobremesa) de fermento em pó; rodelas de tomates; 150 g de presunto fatiado e 150 g de mozarela.
Modo de Preparo: Coloque todos os ingredientes no liqüidificador exceto o presunto e a mozarela e bata muito bem. Numa assadeira retangular untada recheie com uma camada de presunto e uma de queijo sucessivamente, como se montasse uma lasanha. Por último, coloque rodelas de tomates para decorar, polvilhe com queijo ralado por cima e leve ao forno para gratinar por aproximadamente 25 minutos.

Camarões ao Vinho
(www.brchef.com.br)
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 6 minutos
Grau de dificuldade: fácil
Freezer: Não
Microondas: Sim
Ingredientes: 1 kg de camarões médios limpos; 2 unidades de limão; sal a gosto; pimenta-do-reino a gosto; 1 copo de vinho seco; 5 dentes de alho amassados; 1 colher (sopa) de margarina.
Modo de preparo: Tempere os camarões com os limões, o sal e a pimenta-do-reino. Ponha uma travessa refratária no forno microondas com a margarina e o alho esmagado. Deixe por 1 minuto até que comece a fritar. Retire. Junte os camarões com o tempero que esteve no microondas e acrescente o vinho. Tampe o recipiente e deixe cozinhar por 5 minutos, em potência alta.

Filé de Peixe à Milanesa
(www.brchef.com.br)
Rendimento: 3 porções
Tempo de preparo: 10 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Freezer: Não
Microondas: Sim
Ingredientes: 1/2 kg de filé de pescada temperado; 3 colheres (sopa) de margarina; 200 g de farinha de rosca; 1/2 xícara de queijo ralado
Modo de preparo: Em um refratário, coloque a margarina no microondas por 1 minuto em potência alta para derreter. Passe os filés na margarina derretida e depois na farinha de rosca, misturada com o queijo ralado. Em um refratário retangular, coloque os filés um ao lado do outro, em uma só camada, e leve ao forno por 6 minutos em potência alta. Deixe por 3 minutos em tempo de espera.

Batata Rápida
(culinarista Rose Vitiello)
Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 30 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Freezer: Não
Microondas: Não
Ingredientes: 5 batatas grandes fatiadas; 2 tomates grandes picados; 1 cebola média picada; sal, azeite e vinagre a gosto; 6 fatias de mozarela.
Modo de preparo: Faça um vinagrete com o tomate, a cebola, o sal, o azeite e o vinagre e deixe curtir. Em seguida, frite as batatas e deixe-as secar com papel absorvente. Montagem: Em um refratário, coloque as batatas fritas, por cima o vinagrete bem escorrido e cubra com as fatias de mozarela. Leve ao forno preaquecido, rapidamente, apenas para derreter o queijo.

Arroz de Limão
(www.panelinha.com.br)
Rendimento: 1 porção
Tempo de preparo: 10 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Freezer: Não
Microondas: Sim
Ingredientes: 1 xícara (chá) de arroz branco cozido; 1 colher (sopa) de água; 1 colher (sopa) de raspas de limão; 1 colher (sopa) de suco de limão; 1 colher (sopa) de manteiga; sal a gosto.
Modo de preparo: Derreta a manteiga, misture os ingredientes e, por último, acrescente o arroz. Leve ao microondas por alguns segundos para aquecer. Se quiser, enforme o arroz e sirva imediatamente.

Arroz de Pimentão
(www.panelinha.com.br)
Rendimento: 1 porção
Tempo de preparo: 10 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Freezer: Não
Microondas: Sim
Ingredientes: 1 xícara (chá) de arroz branco cozido; 1 colher (sopa) de pimentão vermelho em cubos; 1 colher (sopa) de água, 1/2 colher (sopa) de manteiga, sal e pimenta-do-reino a gosto.
Modo de preparo: Coloque o pimentão e a manteiga em uma tigela refratária e leve ao microondas por alguns segundos ou até que a manteiga derreta. Retire do microondas. Adicione a água, a pimenta, o sal e, por último, o arroz e misture bem. Antes de servir, leve ao microondas novamente para aquecer. Se quiser, enforme o arroz e sirva imediatamente.

Espaguete ao Limão, Parmesão e Manjericão
(www.panelinha.com.br)
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 25 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Freezer: Não
Microondas: Não
Ingredientes: 500 g de espaguete; suco de 1/2 limão; raspas de 1 limão; 100 ml de creme de leite fresco; 100 ml de azeite de oliva; 150 g de parmesão ralado; 2 punhados de manjericão; sal e pimenta-do-reino a gosto.
Modo de preparo: Sob água corrente, lave as folhas de manjericão. Seque com papel-toalha. Com as mãos, pique as folhas. Reserve. Em uma panela grande, coloque 5 litros de água e 2 colheres (sopa) de sal. Leve ao fogo alto. Quando a água ferver, coloque o macarrão e deixe cozinhar conforme as instruções da embalagem. Cuidado para não deixar o macarrão cozinhar demais, ele deve ficar al dente. Enquanto o macarrão cozinha, prepare o molho. Em uma tigela grande, onde o espaguete será servido, junte o suco de limão, o azeite e o parmesão ralado. Com um garfo, misture muito bem até o parmesão dissolver e formar uma mistura cremosa. Em seguida, acrescente o creme de leite e misture. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Com cuidado, despeje o macarrão cozido em um escorredor. A seguir, transfira o espaguete para a tigela com molho e misture bem, cobrindo todos os fios. Junte o manjericão picado e as raspas de limão.

Misture mais uma vez e sirva imediatamente. Não polvilhe mais parmesão sobre o espaguete.



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