Política Titulo São Bernardo
Marinho ainda não pleiteou aeroporto

Segundo Aviação Civil, não há pedido de abertura
de terminal aéreo de carga protocolado pela cidade

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
26/12/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


Projeto mais audacioso do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), o aeroporto de cargas ainda não chegou ao conhecimento da Secretaria da Aviação Civil.

A Pasta, com status de ministério, confirmou ao Diário que nenhum pedido para abertura de terminal aéreo no município foi protocolado por parte da Prefeitura de São Bernardo.

“A Secretaria de Aviação da Presidência da República não recebeu, até hoje, nenhum requerimento de outorga para construção e implantação do aeroporto de São Bernardo. Esse é o primeiro passo para formalizar o projeto junto ao governo federal”, informou a secretaria.

Marinho afirmou que iniciou tratativas para construir aeroporto em São Bernardo em 2011 – o Diário revelou o planejamento no dia 15 de outubro daquele ano. A ideia, segundo o próprio petista, era utilizar área próxima ao Trecho Sul do Rodoanel, principalmente entre as rodovias Imigrantes e Anchieta, para alocar o terminal. Entretanto, nunca mostrou planilha de como pretendia instalar o equipamento e superar as dificuldades climáticas da região – principalmente a forte neblina.

Em julho de 2014, o então ministro-chefe da Aviação Civil Moreira Franco (PMDB), em agenda ao lado de Marinho, declarou que “não existia projeto para aeroporto em São Bernardo”. “Não é que esteja descartado, não tem nenhum projeto. Não existe nenhuma proposta. Há um pleito em Caieiras (na Região Metropolitana), que já foi inclusive analisado pelo Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) e está sendo objeto de estudos de natureza técnica”, disse, à época.

A declaração de Moreira Franco à ocasião gerou saia justa. Marinho, que acompanhava a entrevista do então ministro aos jornalistas, tentou, às pressas, falar ao peemedebista que tinha planejamento aeroportuário a São Bernardo.

“Eu combinei com ele (Moreira Franco). Vou levar pessoalmente e apresentar (o projeto) a ele”, prometeu o petista naquela agenda em 2014. Até agora nada avançou e até Moreira Franco já não está mais no governo federal. O atual ministro é Guilherme Walder Mora Ramalho, que está interino no cargo. “As coisas estão andando. Uma coisa não exclui a outra, percebe? O aeroporto de Caieiras não compete com o de São Bernardo”, explicou Marinho à ocasião.

Recentemente, Marinho projetou o aeroporto para depois de 2022. Para isso acontecer, o petista teria de emplacar o secretário de Serviços Urbanos e de Coordenação Governamental, Tarcisio Secoli (PT), como prefeito em 2016 e, em 2020, ver o PT reeleger o petista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;