Cena Política Titulo
Movimentos além dos olhos
Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
03/10/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Uma das maiores séries de sucesso no ano passado, House of Cards conta história de um ganancioso deputado democrata – Frank Underwood – que busca a todo custo chegar à Presidência dos Estados Unidos. Underwood utiliza os bastidores políticos para queimar adversários e subir degrau a degrau mais próximo da Casa Branca. O deputado consegue, primeiramente, ser vice ao forçar o então detentor da vaga a renunciar para disputar eleições no Estado da Pensilvânia. Depois, articulou para que o presidente caísse em armadilha e fosse forçado a deixar a principal cadeira em Washington com escândalo político. Em Brasília, o deputado foi comparado ao presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) – a citação foi da revista The Economist. Mas, no Grande ABC, há muitos “candidatos” a Frank Underwood. Não é raro ver algum vereador comentando sobre a série e, a cada movimentação política rumo à eleição do ano que vem, ficar com a pulga atrás da orelha acreditando haver articulação além daquela que os olhos veem. Uma coisa é certa: com a crise financeira enfrentada pelos municípios, em muitas cidades o cenário é completamente indefinido.

Passado e presente
Sobre a história publicada na coluna ontem, o ex-prefeito de Ribeirão Clóvis Volpi, que se filiou no PSDB para concorrer ao Paço de Mauá, confirma a richa passada com o presidente do PSDB de Ribeirão, Cezar de Carvalho. “Durante muito tempo ficamos brigados, distantes. Hoje somos aliados, quis o destino assim. E quando lembramos, damos risada”, garante. Em 2000, Cezar fechou as portas de Volpi para concorrer, pelo PSDB, à Prefeitura de Ribeirão. Quatro anos depois, Volpi migrou para o PV e foi eleito prefeito.

Na briga
Coordenador regional do PSDB e presidente do diretório do partido em Mauá, Márcio Canuto anunciou que quer ser vice do ex-prefeito de Ribeirão Pires Clóvis Volpi, que chegou ao tucanado para concorrer ao Paço mauaense. Diz que o ideal, neste momento, é ter chapa pura para aproveitar a onda pró-PSDB. A intenção de Volpi é ampliar o arco de aliados e oferecer a vice a políticos de fora.

Concurso cancelado
A Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo) de Osasco cancelou concurso público que aprovou a admissão de Eduardo Muller Nunes, antigo tesoureiro do PSDB de Santo André. O cancelamento ocorreu depois de o Diário denunciar suposto conluio entre tucanos para contratar Nunes – à época, a banca analisadora era composta por diversos dirigentes do PSDB andreense.

Concurso aberto
A Câmara de Santo André abriu concurso público para preencher 19 vagas. Os cargos de nível fundamental são de atendente de copa, auxiliar de serviços internos e externos, motorista parlamentar e operador de fotocópias. Os cargos de nível médio são para assistente de taquigrafia e atas e oficial legislativo. Já o cargo de nível superior é para assistente econômico financeiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;