Política Titulo
'Medida fortalece democracia', diz Cardozo
04/03/2006 | 00:04
Compartilhar notícia


O deputado José Eduardo Martins Cardozo (PT-SP) afirmou sexta-feira que a decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de manter a verticalização fortalece a democracia.

Segundo o parlamentar petista, cujo partido sai prejudicado com a decisão, a questão principal dessa discussão é o sistema político, e não o fato de o fim da verticalização favorecer determinados partidos. A manutenção da regra dificultará, por exemplo, o apoio do PMDB ao PT. "Temos de sair do casuísmo e ver o que é bom para a democracia", afirmou Cardozo.

Já o presidente do PFL no Distrito Federal, deputado Osório Adriano, lamentou a decisão do TSE, alegando que tornará difícil o apoio do PMDB ao PFL na disputa pelo governo distrital.

A legenda quer ter como condutor da eleição o governador Joaquim Roriz (PMDB), mas teme que o PMDB apóie o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, impedindo a aliança regional.

Eventuais inconformados com a instrução do TSE ou com a emenda que poderá ser promulgada nos próximos dias pelo Senado poderão recorrer ao Supremo Tribunal Federal por meio de uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin).

CPI - O deputado Augusto Carvalho encaminhou sexta-feira a Cardozo o depoimento de uma testemunha que confirmou à PF um suposto esquema de pagamento para políticos e diretores de Furnas e Cemig.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;