Setecidades Titulo
Após 1 semana, demanda ainda é intensa no INSS
Adriana Mompean
Do Diário do Grande ABC
24/08/2005 | 08:34
Compartilhar notícia


Uma semana após o fim da greve e a reabertura das agências, a demanda por atendimento nos postos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) continua grande na região, principalmente em Santo André, São Bernardo e Mauá. Os segurados continuam formando filas nas portas das unidades durante a madrugada.

As unidades ainda dão prioridade para casos de auxílio-doença, de morte de trabalhador cuja família ainda não conseguiu solicitar o pagamento da pensão, além de pedidos de salário-maternidade e amparo assistencial ao portador de deficiência. Terça-feira, foram atendidos 5.286 beneficiários na região – em condições normais, a média diária é de 4.600, mas incluindo todos os tipos de atendimento.

Na terça-feira, o posto com maior número de segurados atendidos foi o de Santo André, com 1,4 mil beneficiários, seguido de São Bernardo, com 1.166. Nestes dois postos, a demanda normal de atendimento, que inclui todos os tipos de solicitações, é de 1,2 mil segurados por dia. Em Mauá, foram atendidas 950 pessoas.

"Os atendimentos têm transcorrido normalmente, sem nenhum tumulto", afirma Fátima Conceição Gomes, gerente-executiva de Santo André, também responsável pelas unidades de São Caetano, Mauá e Ribeirão Pires. Genésio Denardi, gerente-executivo de São Bernardo, que também responde pela unidade de Diadema, acredita que é cedo para fazer uma avaliação, após uma semana do retorno ao trabalho dos funcionários.

"Vale lembrar que esses números refletem em sua maioria o atendimento prioritário estipulado pelo INSS. Assim que começarmos a perceber que a demanda está se normalizando, começaremos a receber solicitações de outros tipos de pedidos", afirma. Na terça-feira, passaram pela agência de Diadema 724 beneficiários. Em São Caetano foram atendidas 399 pessoas e em Ribeirão Pires, 400.

Receita – Os técnicos da Receita Federal iniciaram na terça-feira nova greve, que prosseguirá até o dia 29. É a sexta paralisação dos servidores que protestam contra a forma pela qual foi criada a Receita Federal do Brasil, que uniu a Receita Federal com a Secretária da Receita Previdenciária.

Na terça, os técnicos do Grande ABC decidiram que continuarão com o atendimento seletivo nos CACs (Centro de Atendimento ao Contribuinte) de Santo André e São Bernardo, para gestantes, idosos e portadores de deficiência que solicitarem regularização de CPF (Cadastro de Pessoa Física).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;