Economia Titulo
OMC: data para liberar negociações deve ser respeitada
Por Da AFP
13/04/2003 | 17:04
Compartilhar notícia


Um fracasso da Organização Mundial do Comércio (OMC) para um entendimento sobre uma nova liberalização das negociações antes do final de 2004 teria conseqüências "prejudiciais" para a economia mundial, advertiu este domingo o diretor geral do organismo, Supachai Panitchpakdi.

Os países membros da OMC não conseguiram chegar a um acordo sobre as modalidades de negociações do capítulo agrícola do ciclo comercial de Doha antes da data limite de 31 de março, e aumentaram, deste modo, as dúvidas sobre a capacidade da organização de alcançar um acordo completo antes do final do próximo ano.

"Não há razão para começar a duvidar da possibilidade de se encerrar as negociações antes do final de 2004", disse Panitchpakdi neste domingo aos ministros da Economia e Finanças dos Estados membros do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial (BM) reunidos em Washington.

"Nenhuma razão, a não ser que os governos decidam que sua vontade política de cumprir essa data já não é a mesma". "Se isso acontecer, enviará um sinal muito negativo (...) prejudicial para as perspectivas de reativação econômica, e prejudicial para o processo de cooperação multilateral em geral", disse.

O ciclo de negociações comerciais foi lançado em novembro de 2001 em Doha, Qatar, e os negociadores fixaram um prazo de três anos para a concretização da negociação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;