Cultura & Lazer Titulo
Jurados exageram no Festival de Berlim
Por Berlim
Da AE
16/02/2003 | 16:48
Compartilhar notícia


Vinte e dois filmes concorriam ao Urso de Ouro no 53º Festival de Berlim, que foi encerrado com a festa de premiação ocorrida sábado à noite, e o júri presidido por Atom Egoyan escolheu como melhor filme In This World, de Michael Winterbottom. O resultado é o que se pode definir como o inferno das boas intenções. O inglês Winterbottom freqüenta regularmente o circuito dos grandes festivais, sem que se saiba exatamente de onde vem o prestígio. O júri exagerou coroando seu trabalho num dos mais prestigiados festivais de cinema do mundo.

Há, no entanto, uma explicação plausível: a questão da migração foi um dos tópicos desta edição da Berlinale e In This World trata de refugiados políticos, acompanhando o esforço de dois homens que lutam para sair de um campo do Paquistão e chegar a Londres. Mas a perspectiva do diretor é muito européia: ele teve toda a facilidade para fazer o filme, misto de documentário e ficção, mas o protagonista não pôde vir a Berlim porque está ameaçado de expulsão da Inglaterra, que lhe nega o status de asilado político.

Como Egoyan é um autor pós-moderno, não surpreende que o Urso de Prata tenha ido para Adaptação, de Spike Jonze. O filme conta a história de um roteirista que tem dificuldade para desenvolver o texto contratado. Trata do próprio processo criativo, mas é preciso gostar muito de Nicolas Cage para vê-lo em dose dupla – interpreta gêmeos e um ainda é o alter ego do outro.

Já os prêmios para o elenco foram justos: o de melhor ator foi para Sam Rockwell e melhor atriz, para o trio de As Horas, de Stephen Daldry. Rockwell é a alma do filme de estréia do ator George Clooney na direção, Confessions of a Dangerous Mind. Interpreta Chuck Barris, homem de TV, misto de Gugu e Chacrinha norte-americano, que trabalhou como espião para a CIA. Houve vaias quando Egoyan anunciou o prêmio múltiplo de melhor atriz. Ficou evidente que o júri não quis correr o risco de ter de escolher entre Meryl Streep, Nicole Kidman e Julianne Moore, de As Horas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;