Internacional Titulo
Taiwan terá referendo contra mísseis chineses
Por Da AFP
07/12/2003 | 10:55
Compartilhar notícia


O presidente de Taiwan, Chen Shui Bian, confirmou neste domingo a realização no próximo ano de um referendo para denunciar os mísseis chineses que apontam para a ilha e afirmar sua soberania.

"Para estar seguros de que nossos filhos não serão enviados aos campos de batalha, um referendo antimísseis, antiguerra será organizado pela primeira vez no dia das eleições presidenciais, em 20 de março", disse Chen durante um comício eleitoral.

"O objetivo é proteger Taiwan, seu povo e sua soberania", declarou Chen diante de cerca de 20 mil partidários na cidade de Hsinpu, no norte da ilha.

Chen não detalhou a proposta, mas em uma entrevista publicada na última sexta-feira no jornal New York Times disse que quer organizar a consulta para exigir que a China retire seus 500 mísseis dirigidos para Taiwan e prometa que não recorrerá à força para uma reunificação.

O presidente assegurou que a votação não terá nenhuma relação com a questão da independência ou a reunificação da ilha com o continente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;