Setecidades Titulo Segurança Viária
Blitz educativa orienta motoristas em porta de escola de São Caetano

Prefeitura realiza ações nas principais vias do município até amanhã

Aline Melo
Do Diário do Grande ABC
26/09/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


A Prefeitura de São Caetano realiza, até amanhã, série de blitz educativas nas principais vias da cidade. As atividades integram a Semana Nacional de Trânsito, cujo tema é Nós Somos o Trânsito. A Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana) está atuando com agentes para conscientizar os condutores (de transporte escolar, pais de alunos, funcionários) a respeitar as regras viárias nos arredores das instituições de ensino, especialmente em horários de entrada e de saída de estudantes.

Além da distribuição, aos condutores, de sacolinhas para coleta de lixo para veículos e de folhetos informativos, agentes de trânsito entregam cartazes da campanha nos coletivos, nas escolas e nos próprios públicos. Tudo com o intuito de estimular a adoção de práticas responsáveis no trânsito.

Em frente à Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Sylvio Romero, no bairro Olímpico, os condutores escolares foram abordados e receberam material informativo, ontem. O condutor Eduardo Clemente, 60 anos, aprovou a iniciativa. “É importante. Precisamos reforçar com os pais a necessidade do uso do cinto de segurança, porque algumas crianças ainda são resistentes”, afirmou.

O agente de Segurança Irineu Gallo, 37, foi buscar o pequeno Marcos, 9, ao fim da aula e também elogiou a campanha. “Principalmente com relação ao celular (é importante a conscientização). A maioria dos motoristas usa (o aparelho) enquanto dirige. Para quem circula de moto é um perigo ainda maior, eles (condutores) não nos vêem nos retrovisores”, citou. 

A coordenadora de Educação para o Trânsito da Semob, Gimeres Veloso, endossou a percepção de Gallo e afirmou que o celular é hoje o grande vilão dos acidentes no trânsito. Aumenta em 400% a chance das ocorrências. “Nosso subtema na cidade é O trânsito é feito de gente como a gente, para lembrar às pessoas que a solução está em cada um de nós”, completou. Gimeres avalia que a recepção da população em relação à campanha tem sido positiva. “Muitos se surpreendem por ser uma ação educativa e não punitiva”, concluiu. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;