Esportes Titulo
COI começa Assembléia para renovaçao de seus membros
Por Do Diário do Grande ABC
11/09/2000 | 11:32
Compartilhar notícia


Uma Assembléia Plenária que será aberta nesta segunda-feira, em Sydney, colocará à prova a renovaçao interna a que se impuseram os membros do COI, ano passado, para sair da crise desatada por casos de corrupçao na entidade.

Quatorze diretores de Federaçoes Internacionais ou presidentes de Comitês Olímpicos Nacionais serao admitidos como novos membros do comitê, que também ampliará sua Executiva para dar representatividade a todos os setores esportivos, inclusive aos atletas em atividade.

A próxima reuniao do COI, sessao, na terminologia olímpica, acontecerá em julho de 2001, em Moscou. Será a última presidida por Juan Antonio Samaranch. Os candidatos à sucessao sao numerosos, mas em respeito ao atual presidente ficou combinado que ninguém lançará candidatura antes do fim das Olimpíadas de Sydney.

Prestes a se aposentar da funçao, o presidente do COI, Juan Antonio Samaranch, parece estar aproveitando bastante sua última Olimpíada. Este domingo, ele visitou a Vila Olímpica de Sydney e saiu de lá com uma extensa lista de elogios às instalaçoes. ``É fantástica, talvez a melhor vila da história das Olimpíadas. O único problema é que há mais atletas do que o esperado e, em alguns casos há problemas de espaço', disse Samaranch.

O presidente do COI foi recebido pelo prefeito da Vila, Graham Richardson, que serviu de guia pelas dependências da zona internacional.

Bem humorado, Samaranch visitou a sala de jogos, onde cumprimentou atletas de vários países, almoçou com outros atletas no restaurante da Vila e se deixou fotografar com gigantescos óculos no formato dos aros olímpicos. Em seguida, assistiu a uma dança feita em sua homenagem por um pequeno grupo de aborígines e agradeceu ao prefeito pelas ``excelentes condiçoes da Vila'.

Mas nem tudo está pronto para a festa. Os fogos de artifício lançados sábado, no penúltimo ensaio para a cerimônia de abertura dos Jogos, no dia 15, provocaram três incêndios que queimaram um hectare de grama no Parque Olímpico. Nao houve feridos, mas os bombeiros precisaram de cerca de 40 minutos para apagar o fogo.

O porta-voz do Corpo de Bombeiros de Nova Gales do Sul, Ian Krimmer, garantiu que a Vila Olímpica nao correu perigo com o incêndio. O tráfego foi desviado nas imediaçoes do Parque Olímpico, o anel que concentra a maioria das sedes de competiçao dos Jogos. O último ensaio da cerimônia será feito na quarta-feira.

Enquanto os detalhes da cerimônia de abertura permanecem trancados a sete chaves, os da festa de encerramento dos Jogos Olímpicos de Sydney foram apresentados esta segunda pelo Comitê Organizador. Sete mil pessoas participarao da cerimônia do dia 1º de outubro, que pretende ser um compêndio da cultura australiana e terá como destaques personalidades do país, como o ator Paul Hogan (do filme Crocodilo Dundee), a modelo e atriz Elle MacPherson (também conhecida como ``o corpo') e o golfista Greg Norman.

Alguns dos principais grupos de rock australiano se apresentarao para as 110 mil pessoas que devem lotar o Estádio Olímpico, entre eles INXS, Men at Work, Savage Garden, Midnight Oil e o aborígine pop Yothu Yindi.

Depois que a chama olímpica for apagada, o prefeito de Sydney entregará a bandeira com os cinco aros a seu colega de Atenas, sede dos Jogos Olímpicos de 2004.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;