Memória Titulo Memória
Um museu a céu aberto

Hoje, Dia de Santa Cruz, é feriado em Rio Grande da Serra...

Ademir Medici
03/05/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Hoje, Dia de Santa Cruz, é feriado em Rio Grande da Serra. A data foi escolhida para celebrar o aniversário da emancipação político-administrativa da cidade.

O Dia de Santa Cruz é uma tradição portuguesa. A festa principal acontece em 3 de maio – dia em que Santa Helena apresentou a Dioclesiano a cruz em que Jesus Cristo foi crucificado. Santa Helena, mãe de Constantino, havia mandado descobrir o paradeiro da cruz.

Rio Grande da Serra tem um acervo iconográfico único, e particular, mantido pela advogada e historiadora Gisela Leonor Saar, a guerreira e idealista Gisela. E agora Memória descobre que a aniversariante Rio Grande da Serra possui o seu museu, que é o Cemitério São Sebastião, sucessor do histórico Cemitério Santa Cruz, este formado em tempos imemoriais e desativado há 40 anos para dar espaço à Igreja Matriz da cidade.

Sendo assim, iniciamos hoje a Semana Rio Grande da Serra 2016. Nosso guia será Alexandre Ferrari, o administrador do Cemitério São Sebastião – mais do que um administrador, um servidor municipal preocupado com a memória da cidade. A cidade, Rio Grande da Serra, que no próximo ano, 2017, será sede do 14º Congresso de História do Grande ABC.

MEMÓRIA ORAL E ESCRITA

Passamos a tarde de sexta-feira última no Cemitério São Sebastião, um museu a céu aberto. Conhecemos Emécio Martins da Silva, o Véio, coveiro do cemitério – que no dia mais triste da sua vida trabalhou profissionalmente no sepultamento de Maria do Socorro, sua mulher, mãe dos seus filhos.

Consultamos os livros de registros de óbitos, documentos únicos que passam a limpo a própria história de Rio Grande da Serra.

Em especial, reencontramos personagens históricos e anônimos da cidade, do primeiro prefeito ao padre-milagreiro, do menino corintiano que tinha em Carlito Teves o seu ídolo, às frases poéticas e de saudades de quem acompanhou ao cemitério, em últimas viagens, os seus entes queridos. E tomamos conhecimento, ao lado do companheiro Arlei, do Diário, das pequenas grandes descobertas.

PLANTA COMPLETADA

Uma descoberta: o Cemitério São Sebastião possuía apenas a metade de uma planta do seu território; onde estaria a outra metade? De repente, um antigo funcionário visita o cemitério e traz a outra parte – completando a planta das alamedas, jazigos, a entrada monumental, os arredores. O administrador Alexandre ficou feliz.

– Mas a Prefeitura não possui o processo de construção do cemitério em todos os seus trâmites? – indagamos.

Triste resposta: há muito que a documentação oficial se perdeu, por não ter a cidade um arquivo público. Os documentos eram guardados, na verdade depositados (ou largados), em local impróprio e foram feridos de morte pela umidade e inundações.

Agora, a reconstrução.

Acompanhe-nos, prezado leitor. O Cemitério São Sebastião hoje não é só visitado quando dos sepultamentos e no dia e véspera de Finados. As famílias descobriram este bem público. Passaram a investir em novos jazigos e a descobrir a sua própria história. A visitá-lo mais vezes. Nós também, daí esta Semana que apenas se inicia.

Diário há 30 anos

Sábado, 3 de maio de 1986 – ano 28, nº 6123

Manchete – Ermírio (Antonio Ermírio de Moraes) escolhe São Caetano para filiar-se ao PTB. Ele vai se candidatar a governador do Estado de São Paulo

Data – No Paço de São Bernardo mais de 10 mil comemoram o Dia do Trabalho.

Saneamento – Cesp (Companhia Energética de São Paulo) quer construir usina de lixo em Capuava.

Vídeo (Ivan Gonçalves) – Conheça os cineastas J. Nicholson e R. Redford.

Municípios Paulistas

Além de Rio Grande da Serra, celebram aniversários hoje: Areiópolis, Bebedouro, Brotas, Catiguá, Cesário Lange, Iracemápolis, Pinhalzinho, Poloni, Santa Cruz da Conceição, Santa Cruz das Palmeiras, Santópolis do Aguapeí, São Francisco e Valentim Gentil.

- Cesário Lange é a terra do professor Antonio Perez, o criador do Centro de Pesquisa do Folclore de São Bernardo.

- Iracemápolis, próxima a Rio Claro. Foi o município escolhido pela Mercedes-Benz para a construção da sua nova fábrica, inaugurada em março. Ali moram os descendentes do Dr. Baeta Neves, o que loteou a vila que leva o seu nome, em São Bernardo.

Em 3 de maio de...

1916 – A guerra. Do noticiário do Estadão: “Embarcou para a França o agente consular em Curitiba, Mauricio Francfort, que se vai alistar no exército do seu País.”

1961 – Fundada, em São Caetano, a Associação Cultural Recreativa Luiz Gama, que na sua primeira fase dedicou-se à organização de bailes na antiga sede da Acascs (Associação Cultural e Artística de São Caetano do Sul). O clube nasceu também porque a raça negra sofria discriminações nos clubes locais e teve origem com um grupo de jogadores e frequentadores do São Cristóvão, time com muitos crioulos bons de bola.

Santos do Dia

- São Filipe (Betsaida, Galileia). Um dos primeiros discípulos de Jesus. Seu nome ocupa sempre o quinto lugar nas listas dos apóstolos e é mencionado mais de uma vez no Evangelho. Segundo a tradição ele foi enviado para pregar o Evangelho na Ásia Menor.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

- Tiago Menor, apóstolo

- Maura

Municípios Brasileiros

Hoje é o aniversário de Barra do Corda (MA), Boa Esperança (ES), Braganey (PR), Capão do Leão (RS), Croatá (CE), Eugenópolis (MG), Fortaleza dos Valos (RS), Imbituba (PR), Miracema (RJ), Reserva do Cabacal (MT), Ribeirão Cascalheira (MT), Santa Terezinha de Itaipu (PR), Santa Terezinha de Itaipu (PR), São Nicolau (RS), Três de Maio (RS) e Tauá (CE).

Hoje

- Dia do Sertanejo

- Dia do Sol

- Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

- Dia da Asma 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;