Setecidades Titulo
S.Bernardo propõe levar CDP para a Imigrantes
Eduardo Merli
Do Diário do Grande ABC
16/02/2003 | 18:22
Compartilhar notícia


A região central de São Bernardo poderá se ver livre do CDP (Centro de Detenção Provisória) que está sendo construído na rua dos Vianas, na região da Vila Baeta Neves. A Secretaria de Assuntos Penitenciários recebeu na última quinta-feira, às 13h, uma proposta da Prefeitura para a construção da cadeia em um terreno do próprio Estado nas proximidades da rodovia dos Imigrantes, em área despovoada da cidade e fora de região de proteção ambiental. A informação foi confirmada pelo Secretário de Assuntos Penitenciários do Estado, Nagashi Furukawa, por telefone, que estava vistoriando obras em Presidente Prudente. “O governador Geraldo Alckmin conversou com o prefeito em exercício de São Bernardo terça-feira e se comprometeu a fazer essa nova avaliação. Mas isso não interfere absolutamente no que está sendo feito. A obra (do CDP no Centro) continua a ser construída no mesmo ritmo”, disse.

Procurado pela reportagem após a conversa com Furukawa, o secretário de Obras de São Bernardo, Otávio Manente, confirmou as informações e disse que a indicação de um terreno fora da área de manancial quebra o principal empecilho para a mudança do local da obra do CDP. “Não há mais do que reclamar. Não há mais o problemas com os ambientalistas e nem com os moradores, pois o terreno fica longe da comunidade também, mesmo dentro da área urbana”, disse o secretário, que informou o local aproximado do terreno: nos arredores da rodovia dos Imigrantes, próximo à fábrica da Basf.

Manente garante que, se a obra mudasse de local, o prédio onde está sendo levantado hoje o CDP poderia ser adquirido pela Prefeitura. “Podemos fazer uma permuta. O prédio seria usado para centralizar as atividades da Secretaria de Obras. Temos hoje vários imóveis sendo utilizados pelo DAE (Departamento de Água e Esgoto), tenho uma Unidade de Topografia e Cadastro fora (do Paço). Poderíamos juntar tudo isso neste prédio. Estou confiante que, se o secretário Furukawa avaliar a nossa proposta, podemos sentar e negociar uma saída boa para Estado, União e Prefeitura”, disse.

Apesar dos esforços da Prefeitura, Furukawa avalia serem grandes os obstáculos para que a obra mude de endereço. “O local onde o CDP está sendo construído foi escolhido em audiência pública com a presença de autoridades da Prefeitura em 2001. Há um convênio do Estado com o Ministério Público e recursos da União para este local onde está sendo feito o CDP. Mais de R$ 1 milhão já foi gasto nesta obra da ordem de R$ 7 milhões. Para mudar agora, só com um consenso do governo do Estado, Federal e a Prefeitura”, disse o secretário. “A prefeitura está sendo pressionada por um grupo da população e está fazendo o que acha correto – e nós também.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;