Política Titulo Mauá
Edilson defende parceria com rivais
Paula Cabrera
Do Diário do Grande ABC
02/03/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A proximidade das eleições de 2010 e a histórica rivalidade entre tucanos e petistas não tem atrapalhado as relações entre o governo estadual e a Prefeitura de Mauá.

A afirmativa do secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e Renda, Edílson de Paula, contradiz as recentes declarações da deputada estadual Vanessa Damo (PV), que afirma que a nova administração tem dificultado a chegada da ETE (Escola técnica estadual), projeto que conta com verba do estado conseguida pela deputada ainda em 2008. A gestão do ex-prefeito Leonel Damo destinou o prédio da antiga secretaria de Educação para abrigar a nova escola. "A ETE tem um processo administrativo, que está sob os cuidados da secretaria Jurídica. Existe toda uma questão legal que fala sobre a área destinada para a construção da escola. Mas isso já está sendo discutido", justifica.

Edílson nega que a demora tenha ocorrido por divergências políticas e acentua que o atual panorama político da região, face as eleições presidenciais que contrapõem o governador do estado, o tucano José Serra e a ministra-chefe da casa civil, Dilma Russef, não têm interferido na conquista de convênios. " Temos de respeitar o tamanho de cada um em sua determinada área. Eles estão com o estado na mão, só que o estado não é deles. Do outro lado, a cidade não é nossa. É nesse conceito que defendemos Mauá junto ao governo do estado", filosofa.

O secretário afirma que esteve em recente reunião com Vanessa para garantir a chegada do Poupatempo, projeto que deve chegar em Mauá em breve e também contou com ajuda da deputada. "Ela diz que tem um projeto do poupatempo para a cidade. já aprovado, com área reservada, fui conversar com ela. Agora já estamos negociando direto com a Secretaria de Gestão Pública do estado. Temos interesse por esse projeto. Temos de aguardar o parecer técnico do estado, mas vamos brigar para consegui-lo", diz.

A situação das finanças da cidade, tem deixado de lado a preocupação partidária. Segundo Edílson, o posicionamento dos secretários neste momento é abrir diálogo com todas as frentes e garantir repasse de verbas. "Se a Vanessa vai usar o Poupatempo como bandeira, é um direito que ela tem como agente político. Como secretário tenho de dialogar com todos, independente de partido."

Parceria Público-Privada - A elaboração de parcerias público-privadas são a grande aposta do secretário para melhorar os programas ligados a melhoria da renda na cidade.

 Edílson, que foi presidente estadual da CUT (Central Única dos trabalhadores), revela que tem mantido contato com entidades como ETE, Senai e Sebre, além dos governos estadual e federal. "Precisamos expandir as parcerias público-privadas. A participação do governo estadual em Mauá hoje é muito pequena. Temos uma conversa bem avançada para dialogar como estado nesse processo de qualificação de mão-de-obra. Mas já temos uma negociação avançada com as instituições", revela.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;