Internacional Titulo
Suspeitos de atentados na Grã-Bretanha seriam parentes ou amigos
Da AFP
05/07/2007 | 10:17
Compartilhar notícia


Três dos oito suspeitos pelos recentes atentados frustrados de Londres e Glasgow pertencem à mesma família e os demais são amigos, informa a imprensa britânica.

Nesta quinta-feira, a Scotland Yard se negou a comentar a informação divulgada pelo canal de televisão americano CNN de que teria sido encontrada uma carta dos supostos autores do ataque contra o aeroporto de Glasgow, na qual eles explicariam suas motivações.

Segundo vários jornais, o motorista do veículo que se chocou em chamas contra o principal terminal do aeroporto se chama Kafeel Ahmed, e não Khalid Ahmed como havia sido anunciado inicialmente.

De nacionalidade indiana, com 27 anos, ao que parece ele é irmão de outro suspeito, o médico Sabeel Ahmed, 26 anos, preso no domingo em Liverpool. Ambos nasceram em Bangalore, assim como Mohamed Haneef, 27 anos, o médico detido na segunda-feira à noite na Austrália, que a imprensa identificou como primo de ambos.

Além disso, Kafeel Ahmed, hospitalizado em estado grave, se reuniu em 2005 em Cambridge (ao norte de Londres) com outro suspeito, Mohamed Asha, 26 anos, neurocirurgião jordaniano e apontado como cérebro do complô.

"Agora acreditamos que os três suspeitos se conheceram quando eram estudantes em Cambridge, provavelmente ao assistir as preces dos grupos radicais", declarou uma fonte dos serviços de segurança ao jornal The Sun.

"Parece que foi em Cambridge onde germinou o suposto complô, quando Kafeel Ahmed apresentou os árabes a seu irmão", acrescentou a fonte não identificada.

Segundo o The Times, o outro supostos terrorista de Glasgow, o médico Bilal Abdullah, iraquiano de 27 anos, também passou temporadas em Cambridge nos anos de 2001 e 2004.

O Daily Telegraph afirma que este iraquiano também conhecia Mohammed Asha, da Jordânia, onde seus pais eram velhos amigos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;