Internacional Titulo
Nawaz Sharif é acusado de traiçao e seqüestro no Paquistao
Do Diário do Grande ABC
11/11/1999 | 11:48
Compartilhar notícia


O regime militar do Paquistao acusou o primeiro-ministro deposto, Nawaz Sharif, e outras sete pessoas de traiçao e seqüestro, crimes que podem levar à pena de morte.

As acusaçoes, feitas pelo governo militar quase um mês depois da derrubada de Sharif, referem-se a um fato ocorrido no dia 12 de outubro, quando negou a permissao de aterrissagem, em Karachi, do aviao comercial que trazia de volta ao país o chefe das Forças Armadas e atual governante, general Pervaiz Musharraf.

O aviao conseguiu aterrissar, mas com pouco combustível, segundo Musharraf e funcionários de aviaçao. O general respondeu no mesmo dia derrubando Sharif do poder.

As acusaçoes foram apresentadas pela polícia. Como o crime de seqüestro envolve uma aeronave, também poderá ser acrescentada contra Sharif a acusaçao de pirataria aérea.

O ex-primeiro-ministro, que se encontra sob custódia militar desde sua derrubada, também foi acusado de organizar quadrilhas de matadores, que prevêem penas de prisao.

Como co-acusados foram apontados ex-assessores de Sharif, assim como o presidente da Pakistan International Airlines, Shahid Haqqan Abbasi.

Em Washington, o governo norte-americano pediu a proteçao legal dos acusados. "Continuamos expressando nossa preocupaçao às autoridades paquistanesas acerca das condiçoes do ex-primeiro-ministro Sharif, e pedimos que lhe seja dado um processo justo", disse o porta-voz do Departamento de Estado, James B. Foley.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;