Cultura & Lazer Titulo
Bandas independentes fazem show-protesto no ABC
Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
15/11/2003 | 19:13
Compartilhar notícia


Os artistas independentes têm um encontro marcado para as 14h deste domingo, em São Caetano. Apoiadas pelo vocalista do Ira!, Nasi, duas bandas do Grande ABC organizam uma manifestação “contra o jabá, os empresários sanguessugas e a máfia das gravadoras”. O show-protesto acontece no Bosque do Povo (Estrada das Lágrimas, 320), no bairro São José.

O evento retoma um polêmico debate sobre a arte excluída da mídia. O espaço em rádios e TVs estaria reservado a artistas cujas gravadoras são capazes de pagar jabá (o jargão para a verba de divulgação).

Rádios comerciais consultadas pela reportagem do Diário negam a existência de cobrança para a execução de músicas em suas programações. Em Brasília, tramita um projeto de lei do deputado federal Fernando Ferro que trata da criminalização dessa prática.

A manifestação deste domingo é batizada de Grito dos Independentes e terá shows das bandas Laguna e Carlos Zoffo, Chapéu de Couro & Irmandade do Som. A abertura será com um breve discurso de Nasi. “É importante que haja oxigenação no meio musical e o jabá é uma das grandes chagas na questão do acesso a novos trabalhos”, afirma o cantor.

Falar dessa forma em público já gerou problemas para Nasi e seu grupo, o Ira!. “Já sofremos ameaça de sermos retirados da programação de algumas rádios, mas hoje a discussão está em outra dimensão. Acabou aquele gangsterismo entre rádios e artistas”, diz Nasi.

O assunto ainda é tratado com delicadeza, já que são poucas as informações precisas e quase inexiste documentação. A cobrança de verba de divulgação aconteceria de forma velada. Algumas emissoras receberiam valores de até R$ 30 mil para tocar uma música quatro vezes por dia durante um mês. A prática é mal vista, principalmente porque as rádios e TVs são concessões públicas.

Elaine Della Bella, programadora da rádio paulistana 89 FM, não confirma a cobrança de tais verbas. “Não tenho conhecimento”, diz. Elaine explica que o veículo no qual trabalha é “assumidamente comercial” e que por isso reserva pouco espaço aos músicos independentes. “A gente vive de sucesso. Nossos ouvintes dizem: ‘vou ouvir a 89 porque ela toca o que eu gosto’”, afirma Elaine.

Essa é outra questão do debate. As emissoras dizem que tocam sucessos e os artistas entendem que as rádios não dão opção ao público. “A rádio tem de dividir seu espaço e não ficar empurrando Linkin Park e congêneres goela abaixo”, diz Nasi.

Show e protesto – As bandas que tocam no Grito dos Independentes estão buscando espaço para os alternativos. “A reivindicação é por uma cultura democrática dentro da rádio e também por mais atenção do poder público”, afirma Fernando Machado, o Chapéu de Couro.

A escolha da cidade para realizar a manifestação não foi por acaso. “A coisa tem de acontecer no local da ferida, para curar a ferida. O investimento de São Caetano em cultura é zero”, diz.

A Prefeitura, por meio de sua assessoria de imprensa, informa que o orçamento de 2003 para essa área foi de R$ 7,3 milhões.

Com integrantes de diferentes cidades da região, a banda de nome quilométrico – Carlos Zoffo, Chapéu de Couro & Irmandade do Som – diz lançar um novo estilo musical: o MAB (Música Alternativa Brasileira). “É uma criação própria, irreverente, com liberdade de expressão geral. A base é o rock’n roll acrescido de xaxado, maracatu, forró”, afirma Machado.

Já a banda Laguna mostra um pop rock só com repertório próprio. Seu CD, Campos de Morango, foi produzido por Andreas Kisser, do Sepultura.

Os dois grupos venderão seus discos no show. O evento tem a participação de uniões de estudantes e da ONG Opção Brasil, com promoção da rádio Brasil 2000, que tem programação dedicada à diversidade musical.

Projeto de lei – A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados deve votar ainda este ano o projeto de lei do deputado Fernando Ferro (PT-PE) sobre a criminalização do jabá. O texto diz: “esta lei visa proibir as pessoas jurídicas autorizadas, concessionárias ou permissionárias de serviços de radiodifusão e televisão, de receber dinheiro, ou qualquer outra vantagem, direta ou indireta, de gravadora, artista ou seu empresário, promotor de concertos, ou afins, para executar ou privilegiar a execução de determinada música”. Multa e detenção seriam as punições.

Na justificação, o deputado afirma que tais pagamentos existem de duas formas: “uma clandestina e outra declarada, inclusive com nota fiscal”. “A maneira oficial, chamada de ‘verba para divulgação’, funciona como parte integrante do material promocional dos discos”.

Depois de passar pelo atual estágio, o projeto segue para a Comissão de Constituição e Justiça, que verificará sua constitucionalidade. Em seguida irá a plenário na Câmara e, só então, chegará no Senado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;