Internacional Titulo
EUA são acusados de obstruir investigações sobre mortes no Iraque
Da AFP
22/12/2004 | 09:32
Compartilhar notícia


O Exército dos Estados Unidos foi acusado na terça-feira pela principal organização americana de defesa dos direitos civis, a ACLU, de obstruir investigações sobre a morte de prisioneiros iraquianos.

"Os documentos que obtivemos levantam sérias dúvidas sobre a aplicação da justiça e fazem pensar que os responsáveis do governo se comportam com impunidade descarada", disse Anthony Romero, diretor da ACLU.

Documentos obtidos pela ACLU no departamento de investigações penais (CID) do Exército revelam que em 2003 um soldado sofreu apenas sanções administrativas, após passar por uma Corte Marcial por ter matado o iraquiano Obed Hethere Radad, preso durante uma operação na cidade de Tikrit.

A ACLU também cita o caso de Abdureda Lafta Abdul Kareem, um iraquiano de 44 anos preso em Mossul, em dezembro de 2003, e morto quatro dias depois, sem que qualquer investigação fosse aberta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;