Esportes Titulo Em Toronto
Zanetti brilha e Brasil fica com a prata

Com grande atuação de atletas do Grande ABC, País
fica atrás apenas dos EUA na ginástica por equipes

Rafael Mendonça
Especial para o Diário
12/07/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
GREGORY BULL/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO


Arthur Zanetti brilhou mais uma vez. De quebra, ele também contou com grande atuação dos outros ginastas brasileiros – dois deles do Grande ABC – para assegurar ontem ao País a medalha de prata na ginástica artística por equipes, nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá.

Além de Zanetti, Lucas Bitencourt representou São Caetano, enquanto São Bernardo teve como participante Caio Souza. Arthur Nory e Francisco Barreto, do Pinheiros, ajudaram a equipe a somar 264.050 pontos, mas viram os Estados Unidos serem superiores (267.650) e ficarem com a medalha de ouro. O bronze foi para a Colômbia (259.300).

Atual campeão olímpico nas argolas, o ginasta apenas comprovou porque é o melhor no aparelho. Com grande apresentação, obteve a melhor nota entre todos os competidores: 15.800.

Entretanto, mesmo não sendo especialista, Zanetti também teve participação fundamental em outros aparelhos. No salto, alcançou 14.750, e no solo 13.900. “Nas argolas e no salto eu estava tranquilo. No solo, estava um pouco mais nervoso. É um aparelho diferente. Queria fazer a melhor nota possível para ajudar a equipe. (Nas argolas) Foi maravilhoso. A nota foi muito boa, ótima”, disse ele, em entrevista à SporTV.

E foi justamente no solo que a equipe brasileira obteve a pior nota entre os aparelhos, na somatória de todos os ginastas. Marcos Goto, técnico da Seleção, elogiou o desempenho dos atletas e explicou que a aparelhagem não é igual a que os brasileiros estão acostumados a treinar. Entretanto, afirmou que isso não é uma desculpa.

“O solo foi o único aparelho que não foi muito bom. Não vamos ter desculpas, tivemos só uma semana para nos adaptarmos a ele. Acho que arrumando o solo, tendo um tablado desse aí para treinar no Brasil, a gente começa a melhorar. O tablado é diferente, não é mesmo que nós temos. Os atletas sabem que competição é competição e você tem de se adaptar ao que tem. Mas nós não treinamos nessa aparelhagem”, considerou Goto.

Além do desempenho dos atletas ter valido para a conquista da medalha de prata, essa atuação também valeu para classificar os brasileiros para a disputa individuais. Como foram bem, o País terá representantes em todos os aparelhos.

Hoje, a partir das 12h, começam as etapas individuais e por equipes na modalidade feminina, também valendo medalha.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;