Política Titulo Diadema
Lauro está insatisfeito com Capel na liderança

Prefeito de Diadema cogita troca; vereador também o critica

Bruno Coelho
Do Diário do Grande ABC
27/03/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Insatisfeito com a atuação do seu líder de governo na Câmara de Diadema, vereador Milton Capel (PV), o prefeito Lauro Michels (PV) disse que cogita passar essa responsabilidade para José Dourado (PSDB). Sem titubear, o gestor municipal criticou o correligionário, diagnosticando falta de comprometimento dele em buscar informações para defender a administração no Parlamento. O legislador, por sua vez, defende-se ao afirmar que é preterido pelos secretários do Paço.

"Não ameaço ninguém. Quando delego uma responsabilidade, a pessoa tem que cumprir. E o Capel tem que cumprir com seu papel de líder de governo e não vem cumprindo. Falei isso a ele", explanou Lauro.

A declaração do prefeito é mais uma demonstração de que Capel está na corda bamba no papel de líder de governo. A atuação discreta do parlamentar em defesa da administração municipal e a ausência dele em embates contra a bancada de oposição, hoje representada pelo PT, deixaram integrantes do Paço diademense irritados.

Um dos episódios mais marcantes foi a ausência de Capel em parte da audiência pública prestada pelo secretário de Saúde, José Augusto da Silva Ramos (PSDB). Na plenária, o tucano enfrentou forte protesto da oposição, o que o obrigou a interromper as explanações.

Perante esse vácuo, José Dourado tem se destacado, na prática, como principal defensor de Lauro nas sessões no Parlamento. Esse cenário reforça a iminente troca na liderança de governo.

"Capel tem de vir aqui (na Prefeitura) para cavar as informações e pensar em problemas macro e não apenas individuais dele como vereador. Ele não é nenhuma criança para receber tudo mastigado. Por isso, pode ser que o José Dourado venha a ser o líder de governo", enfatizou o prefeito.

Desprestigiado, Capel se defende das afirmações de Lauro ao avaliar que tenta corresponder na liderança de governo. O vereador disse que não recebeu nenhuma ligação do gestor da cidade desde que lhe foi delegado esse papel e que não é atendido pelos secretários.

Capel admitiu que José Dourado está se destacando como se fosse de fato líder de governo. "O Zé Dourado já exerce essa liderança, porque ele sabe mais (sobre o governo municipal) do que eu. Ele almoça com secretários. E os secretários, exceto o (chefe de Gabinete, Adler) Kiko (Teixeira, PSDB), não me passam as informações sobre projetos", defendeu-se.

Ainda segundo o parlamentar, o assessor especial do Paço e responsável pela articulação entre Executivo e Legislativo, Laércio Soares (PCdoB), não lhe auxilia o suficiente a respeito dos projetos do governo Lauro, deixando desprovido de argumentos para defender o Paço dos questionamentos da oposição.

No fim, o vereador avisa que não se opõe a qualquer decisão do prefeito a respeito do tema. "Lauro não está confortável comigo na liderança de governo. Quer trocar (de vereador)? Não há problema. Mas vou continuar defendendo o prefeito", ponderou Capel.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;