D+ Titulo Bafo
Você sabe quais as causas do mau hálito?
Por Marcela Munhoz
Do Diário do Grande ABC
11/12/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


De que adianta banho, roupa da moda, cabelo cortado e maquiagem perfeita se o bafo espanta quem se aproxima? Ás vezes boa escovação nos dentes e língua elimina o cheiro ruim. Se não adiantar, há outros fatores que podem causar o problema. O D+ conversou com a especialista em halitose Silvia Brito, da Clínica do Hálito do Rio de Janeiro.

Qual a causa da halitose?

É ocasionada pelo acúmulo de enxofre. A substância é produzida por bactérias que vivem na boca e língua e com as quais, em geral, convivemos bem, desde que a higiene seja boa. Além disso, alho, cebola, carne, álcool, repolho, brócolis facilitam o aparecimento da halitose.

 

Por que algumas pessoas não conseguem eliminar o cheiro com limpeza?

Elas têm halitose crônica e produzem enxofre exageradamente por causa da ação agressiva das bactérias. É comum que tenham saburra lingual.

 

O que é saburra lingual?

Depósito de bactérias e células epiteliais descamadas na língua. Por conta disso, fica amarelada ou esbranquiçada. Para eliminar o depósito, especialistas recomendam escovar bem a língua e usar limpadores específicos.

Problemas estomacais podem interferir?

Não há evidências de que o mau hálito seja causado por doença gástrica.

 

Por que o hálito é bem pior quando a gente acorda?

No sono, as bactérias produzem mais enxofre. Além disso, há baixa produção de saliva. Quanto mais hidratada a boca, melhor.

 

Ficar sem comer pode piorar?

Sim. Quando o corpo fica muito tempo sem receber alimentos, começa a queimar gordura. Este processo libera gases pela boca.

 

O que precisa fazer para evitar?

Escovar bem os dentes e língua, usar fio dental. Não ficar sem comer e beber água.

 

Outros cheiros do corpo

Não é só da boca que sai cheiro ruim. Outras partes do corpo também exalam aromas nada agradáveis. Apesar de constrangedor, fazem parte da natureza do ser humano. Mas quando o cheiro é forte demais e não sai com o banho, pode ser indicação de algo mais grave. Micoses, infecções de garganta, alterações digestivas, doenças ginecológicas, entre outras figuram entre as principais causas.

O cheiro mais comum é o cê-cê ou CC (abreviatura de cheiro de corpo). Na adolescência se acentua porque os hormônios aceleram a transpiração e a produção de óleos e ceras, que podem aumentar o número de bactérias e fungos, principalmente nos meninos. Mas não se preocupe: dá para ser eliminado com mais cuidados na higiene pessoal.

Outro cheiro que atrapalha é o chulé. Neste caso, as bactérias multiplicam-se e soltam gases nos pés por causa do ambiente úmido, quente e escuro. Para evitá-lo, alterne o uso entre dois pares de calçados, prefira modelos mais abertos, meias de algodão e sabonete antibacteriano. Sapatos com materais sintéticos, como plástico, podem aumentar o odor porque impedem a transpiração natural dos pés.

 

Tem mais ...

O incenso chamado de Kapet era usado no Antigo Egito para combater o mau hálito, curar picadas de cobra e aliviar a asma. Já os maias, que viveram no Sul do México por volta do ano 1.000 a.C, refrescavam o hálito com látex (matéria-prima da borracha).

Na década de 1970, o canadense Tonzetitch relacionou compostos voláteis de enxofre da boca como principal causa do mau cheiro e alertou para o papel da língua como foco de produção.

Segundo especialistas, pelo menos 25% dos brasileiros sofrem com mau hálito e um terço da população mundial tem halitose crônica.

A expressão bafo de onça ou de urubu surgiu porque esses bichos têm hálito fétido. Eles se lambuzam de sangue e ingerem carne em decomposição, por isso o cheiro terrível.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;