Setecidades Titulo
Chuva causa danos em Santo André
Por Célia Maria Pernica
Vanessa Fajardo
Do Diário do Grande ABC
15/04/2008 | 07:04
Compartilhar notícia


A forte chuva da madrugada e manhã de ontem causou danos em algumas regiões de Santo André. A força do vento foi a principal causadora de destruição. A Defesa Civil atendeu ocorrências em sete pontos da cidade (Vila Lucinda, Vila Alzira, Vila João Ramalho, Jardim Santo André, Parque Miami, Vila Bela Vista e Jardim Las Vegas), mas não divulgou o balanço final das operações.

 Casas foram destelhadas, arvores caíram, barracos desabaram, galhos por toda parte e olhares de desespero e dúvida. Os moradores do Haras Santo André, no Jardim Las Vegas foram os mais afetados. Das 300 famílias que ocupam a região, 24 estão desabrigadas, segundo a coordenadora do local Maria de Fátima Soares Cruz, 51 anos. “Vinte e dois barracos desabaram parcialmente, mas dois foram totalmente destruídos. As pessoas que ficaram sem teto não têm onde ficar. Iremos ajudar agora.”

 O barraco de Talita Carla da Conceição, 24 anos, desabou totalmente. “Não deu para salvar nada, nem as roupas. Meus filhos de 4 e 5 anos estão com vizinhos. Não tenho para onde ir”. A jovem conta que o telhado caiu em cima da cama onde dormia e que foi retirada do barraco pelo banheiro. “Meu filho gritava que estava sem ar e eu pedia por socorro”.

 No alojamento da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo), na Rua Domenicano, no Jardim Santo André, três barracos foram destelhados pela ventania. Na casa da diarista, Rosemari Maria dos Santos, 37 anos, um pedaço da telha caiu em cima da cama. “Ninguém se machucou porque saímos correndo. Estávamos dormindo, e de repente ouvimos um estrondo. Achei que fosse cair tudo”, conta. A CDHU informou que a área afetada não é de responsabilidade do órgão, mas que fará uma análise técnica no local.

 Parte das telhas do pátio, da quadra, cozinha e sala de aula da Creche Lar Benvindo na Rua Adamantina, Jardim Progresso, foram destruídas. As crianças foram dispensadas das aulas até quinta-feira.O coordenador geral da instituição, Norival Giroldo, estima um prejuízo de R$ 15 mil, deste valor, R$ 5 mil será coberto pelo seguro. “Ainda não sabemos o que faremos para conseguir o resto da quantia. A creche não tem este dinheiro.” A Prefeitura disse que a comunidade fará um mutirão para reconstituir a cobertura da creche. O Lar Benvindo atende 80 crianças entre 2 a 6 anos.

ENERGIA A Eletropaulo informou que não houve grandes desligamentos na região, apenas casos pontuais. Um trecho da rua Adriática, na Vila Lucinda teve um fio partido pela força do vento, mas a energia foi restabelecia as 10h46. A rua Domenica Rossine ficou sem energia até as 13h20 devido um galho que caiu sobre a rede. No Haras a Eletropaulo afirma que não consta rede elétrica oficial e que, por isso, não pode interferir.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;