Economia Titulo Encontro
Rajoy viaja para Berlim para pedir ajuda econômica
Por
04/02/2013 | 02:34
Compartilhar notícia


Em meio à crise política que abala seu governo, o primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, viaja nesta segunda-feira para Berlim, onde se encontrará com a chanceler alemã Angela Merkel, segundo informações do jornal El País. Esta deverá ser a primeira vez que o presidente responderá a perguntas relacionadas ao escândalo de corrupção que atingiu ele e outros membros de seu partido.

 

Nas últimas semanas, jornais espanhóis relataram que centenas de milhares de euros foram enviados para as contas do partido durante o período compreendido entre meados dos anos 1990 e 2000. Parte desses recursos teria sido enviado por executivos do setor de construção civil e de outros setores empresariais, cujas empresas tentaram fechar contratos com o governo. O El País disse que os principais líderes receberam milhares de euros por ano em dinheiro vivo em envelopes.

 

Com a viagem, Rajoy quer convencer Merkel a ajuda-lo em uma série de projetos de estímulo econômico. Segundo o El País, o governante espanhol está confiante de conseguir firmar um acordo, ainda mais se não forem mencionados os escândalos de seu governo durante a reunião.

 

O governo de Rajoy tem uma série de projetos em curso, alguns já bem avançados, o que inclui acordos entre sindicatos e empregadores. Mas, segundo o El País, o governo precisa de dinheiro para financiar este projetos e espera a ajuda de fundos europeus, principalmente, os alemães.

 

Merkel já havia dito que estava muito preocupada com os níveis de desemprego de jovens na Espanha e que teria de pensar sobre medidas temporárias para ajudar o governo espanhol. Por isso, afirmou o El País, Rajoy quer pedir que a chanceler complete suas palavras e detalhe seus programas de ajuda ao espanhóis. As informações são da Dow Jones.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;