Diarinho Titulo Especial Copa do Mundo
Alemães e portugueses fazem duelo de gigantes
Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
11/05/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


A Alemanha certamente é a grande favorita a levar o título da Copa do Mundo do Brasil. Mas logo no primeiro jogo, terá a difícil missão de enfrentar a seleção de Portugal, que também vai lutar para avançar na competição. Integrantes do Grupo G (do qual fazem parte Gana e Estados Unidos), realizam partida em 16 de junho, às 13h, na Arena Fonte Nova, em Salvador, Bahia.

Este é o 18º Mundial do time alemão. Esteve em sete finais, conquistou três títulos (1954, 1974 e 1990) e foi quatro vezes vice-campeão (1966, 1982, 1986 e 2002). É a seleção com maior número de jogos em Copas e aquela que marcou mais gols (222). Durante as eliminatórias, classificou-se com muita tranquilidade.

Joachim Löw comanda o Die Mannschaft, que significa O Time, como os alemães chamam a seleção. Entre os principais craques estão o goleiro Manuel Neuer, o meia-atacante Thomas Müller (ambos do Bayern de Munique, Alemanha) e o meia Mesut Özil (Arsenal, Inglaterra). A Alemanha ficará em Santa Cruz de Cabrália, Bahia.

Portugal participa de sua sexta Copa e nunca foi campeão. Logo na estreia, em 1966, ficou em terceiro lugar. Já em 2006, sob o comando de Luiz Felipe Scolari (atual técnico do Brasil), chegou à semifinal, mas perdeu para a França.

Dirigida por Paulo Bento, a seleção das Quinas (apelido do time) tem superestrela: o atacante Cristiano Ronaldo (Real Madrid, Espanha). Outros destaques são o meia-atacante Nani (Manchester United, Inglaterra) e o meia João Moutinho (AS Mônaco, Principado de Mônaco). Campinas, no Interior, receberá os portugueses.

Alemanha

Nome oficial: República Federal da Alemanha.

Capital: Berlim.

Localização: Europa Central. Banhada pelo Mar Báltico e Mar do Norte, faz fronteira com Áustria, Bélgica, República Tcheca, Dinamarca, França, Luxemburgo, Holanda, Polônia e Suíça.

Área: 357.022 km².

População: 88,9 milhões.

Relevo, clima e vegetação: O território é formado pelos Alpes Bávaros ao Sul, planaltos no Centro e planícies ao Norte. A temperatura costuma ser amena, com invernos e verões úmidos. Chove o ano todo e faz muito frio nas regiões altas. Tem florestas e bosques por toda sua extensão, com pinheiros, faias e carvalhos.

Idioma oficial: Alemão.

Moeda: Euro.

Esporte popular: Futebol.

Governo: República federal parlamentarista. O presidente é Joachim Gauck e a chanceler (chefe de governo), Angela Merkel.

Economia: Maior economia da Europa e a quinta do mundo, a Alemanha possui forte setor de serviços. Tem avançada indústria de ferro; produz navios, automóveis, roupas, bebidas, alimentos, máquinas, eletrônicos, produtos químicos e outros bens. Turismo também é destaque.

Curiosidades: Há milhares de anos o território era ocupado por vários povos germânicos. O país só foi unificado em 1871. Foi devastado durante a Primeira e Segunda Guerras Mundiais. No fim dos anos 1940, houve a divisão em Alemanha Ocidental (aliada aos Estados Unidos, Reino Unido e França) e Alemanha Oriental (aliada à União Soviética). A separação acabou em 1990. É a terra de grandes artistas e pensadores, como o compositor Johann Sebastian Bach e o filósofo Friedrich Nietzsche.

Portugal

Nome oficial: República Portuguesa.

Capital: Lisboa.

Localização: Europa. Banhada pelo Oceano Atlântico, faz fronteira com a Espanha.

Área: 92.090 km².

População: 10,8 milhões.

Relevo, clima e vegetação: O território é formado por montanhas e planaltos ao Norte, onde faz frio e chove bastante. Ao Sul ficam as planícies, com clima mais quente e seco. Tem florestas e bosques com carvalhos, pinheiros, oliveiras, azinheiras e castanheiros.

Idioma oficial: Português.

Moeda: Euro.

Esporte popular: Futebol.

Governo: República democrática semipresidencialista. O presidente é Aníbal Cavaco Silva e o primeiro-ministro, Pedro Manuel Passos Coelho.

Economia: Os setores de serviços e turismo têm grande importância. Possui indústria têxtil, química, de cerâmica e porcelana, artigos de vidro, vinhos, papel, telecomunicações, madeira e cortiça, entre outros bens. A agricultura representa pequena parcela da economia; cultiva produtos como azeitonas, uvas, batatas, tomates e grãos.

Curiosidades: Há milhares de anos, vários povos habitaram a região, que também integrou o Império Romano e foi dominada pelos mouros. Em 1139 foi criado o Reino de Portugal, tornando-se a nação mais antiga da Europa. Nos séculos 15 e 16, na Era das Grandes Navegações, virou potência mundial. Em 1500, Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil. Nessa época, conquistou muitos territórios e os transformou em colônias. É a terra de grandes escritores, como Luís de Camões, Fernando Pessoa e José Saramago. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;