Setecidades Titulo Ensino Superior
UFABC investe R$ 5 mi em laboratórios

Equipamentos, que serão construídos no campus Santo André, ficam prontos até o fim de 2014

Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
27/08/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


A UFABC (Universidade Federal do ABC) investirá R$ 5 milhões na construção de laboratórios para contemplar estudantes do campus Santo André. Os equipamentos serão erguidos nos blocos A e B a partir do início de 2014 e têm previsão conclusão até o fim do próximo ano.

Conforme explica o coordenador-geral de obras da UFABC, Gilson Lameira, os laboratórios serão construídos para suprir a demanda pelos espaços, que é crescente. “A universidade é nova e, com o dia a dia, vamos observando as necessidades. Isso é normal e deverá continuar a acontecer”, destaca.

O bloco A ganhará cerca de dez laboratórios didáticos em seu subsolo – área de 1.200 m². O espaço será destinado especialmente aos estudantes das Engenharias. A previsão é que fique com 35 laboratórios didáticos e 43 de pesquisa.

No bloco B, a ampliação será de 500 m², e ainda não foi definido o número de laboratórios que serão erguidos. Neste caso, as salas serão multiuso, para beneficiar as atividades de pesquisa e iniciação científica de alunos e professores. A expectativa é ficar com 24 laboratórios didáticos e 14 de pesquisa.

Quando todas as edificações estiverem concluídas – incluindo bloco L e anexo –, o campus Santo André contará com 239 laboratórios, sendo 108 didáticos e 131 de pesquisas.

BLOCO L

A universidade tem planos de iniciar, também a partir do início de 2014, as obras para construção do bloco L, situado atrás do restaurante universitário, no terreno principal do campus. Serão erguidos 72 laboratórios até o fim de 2015.

O prédio foi pensado para oferecer espaço laboratorial a todos os pesquisadores do campus que não serão contemplados nos blocos A e B.

CAMPUS

A meta da UFABC é a conclusão do projeto inicial do campus Santo André até 2015. As obras estão 80% concluídas, restando a entrega dos blocos C e E, que correspondem aos centros cultural e esportivo, respectivamente.

O bloco E começou a ser construído em novembro de 2012. O complexo esportivo de 10,3 mil m² contará com ginásio poliesportivo, piscina semiolímpica e quadras, além de vestiários e estacionamento coberto.

Já o projeto do bloco cultural terá biblioteca, livraria, salas de estudo e leitura, teatro/auditório para 584 lugares e três salas de cinema. A expectativa é que o espaço seja aproveitado pela comunidade de fora do centro acadêmico.

O projeto de expansão da UFABC prevê ainda a construção de bloco anexo, em área de 26,5 mil m² do outro lado da Avenida dos Estados. O prédio abrigará salas administrativas e de professores, almoxarifado e estacionamento. A previsão de entrega é em 2017. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;