Internacional Titulo
Estados Unidos retomam bombardeios contra Kabul
Por Das Agências
23/10/2001 | 10:05
Compartilhar notícia


Os bombardeios foram reiniciados nesta terça-feira em Kabul, enquanto a oposição afegã lançava uma ofensiva em direção a Mazar-e-Sharif (Norte), e Washington continua no primeiro plano do bioterrorismo, depois da morte de dois carteiros.

Após um dia de trégua, as forças norte-americanas bombardearam Kabul em duas ocasiões nesta terça-feira.

Duas explosões foram ouvidas ao amanhecer, depois de uma primeira onda de bombardeios no início da madrugada, quando em breves intervalos retumbaram três explosões.

Os bombardeios norte-americanos também continuaram esta terça-feira em Herat, onde 15e pessoas morreram, segundo Abdul Hanan Hemat, diretor da agência oficial de notícias dos talibãs, Bajtar. Uma bomba caiu em uma mesquita, matando e ferindo outros fiéis, também segundo Hemat.

Um comboio de caminhões-tanque que transportavam combustível foi bombardeado nesta terça nas proximidades de Kandahar, reduto dos talibãs no Sudeste do Afeganistão, causando cinco mortos e dez feridos, informou a agência AIP, ligada aos talibãs.

Durante a noite passada, aviões norte-americanos atacaram as posições talibãs a meia centena de quilômetros ao norte da cidade.

Os Estados Unidos também tinham bombardeado intensamente por várias horas nesta segunda a frente situada mais ao norte, no vale de Darae Suf, na província de Samangan, perto da província de Balj, cuja capital é Mazar-e-Sharif.

Estas operações foram seguidas por uma ofensiva das forças de oposição ao regime talibã. O ataque permitiu um avanço de 20 Km na província de Balj e a oposição está agora somente a 60 km de Mazar-i-Sharif, segundo Mohammad Ashraf Nadeem, porta-voz do comandante Mohammad Atta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;