Setecidades Titulo
Esta sexta é último dia para enviar fotos
Do Diário do Grande ABC
12/08/2005 | 08:24
Compartilhar notícia


Encerram-se nesta sexta as inscrições da campanha “Fotografe São Bernardo, Sua Gente, sua História” promovida pelo Diário, em comemoração aos 452 anos da cidade. Cada participante pode enviar até dez fotos. As escolhidas serão publicadas no Suplemento Especial de Aniversário de São Bernardo, em 20 de agosto.

A campanha tem o objetivo de buscar fotografias recentes feitas por moradores de São Bernardo. As imagens devem ser enviadas para o jornal por e-mail (fotografia@dgabc.com.br) ou pelo correio (rua Catequese, 562, Santo André, SP, CEP 09090-900). Os arquivos digitais precisam ter no mínimo 300 dpis (pontos por polegada) ou impressas, 10cmx15cm (mínimo) e 20cmx30cm (máximo).

Tempo – O intelectual francês Roland Barthes (1915-1980), um dos muitos teóricos que se debruçou sobre o mundo fotográfico, se dizia espantado com a fotografia, porque as imagens – ele observava – têm o poder de recuperar o tempo passado. “A fotografia possui uma força deslocada não sobre o objeto, mas sobre o tempo”, afirmava.

Quem gosta de ler livros históricos que tratam da memória e da cultura entende o que Barthes quis dizer. A obra Vila de São Bernardo, de Attílio Pessotti, recupera uma São Bernardo “extinta”, que a cada virada de página passa por uma espécie de renascimento.

De repente, o autor nos mostra o “famoso bondinho” que circulava entre a Estação São Bernardo e a Vila. Em outra imagem, é uma família tradicional, alunos de uma antiga escola, uma banda, guardas civis e suas motocicletas, a igreja matriz, ou um time de futebol que ressurgem diante de nossos olhos.

“A fotografia me espanta”, escreveu Barthes, “porque se relaciona com a ressurreição”.

Se você quer congelar a São Bernardo, que só seus olhos conseguem ver, tire uma foto e envie para o Diário. Para mais informações sobre a campanha “Fotografe São Bernardo, Sua Gente, Sua História”, ligue 4435-8301 ou confira o regulamento no site www.dgabc.com.br/.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;